Setecidades Titulo
Mauá tem campanha de medula óssea
Por Bruna Gonçalves
04/06/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


Os interessados em se cadastrar como doadores de medula óssea podem comparecer hoje na Escola Estadual Therezinha Sartori (Rua Vitorino Dell'Antonia, 248, Vila Noemia), em Mauá, das 10h às 16h.

É a terceira campanha realizada na região. A primeira do ano foi em março, em São Bernardo, quando 941 pessoas se cadastraram; a segunda em Ribeirão Pires (1.726 cadastros).

Os doadores são inseridos no Registro de Doadores de Medula Óssea, que centraliza todas as informações de pessoas que se dispõem a doar. O cadastro permanece até os 60 anos. Sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Se houver, outros testes sanguíneos serão necessários.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de doadores estão registrados no Redome, sendo o terceiro maior registro de doadores do mundo, atrás da Alemanha e Estados Unidos. Segundo a Associação de Medula Óssea do Estado de São Paulo, cerca de 1.200 pacientes aguardam um doador.

As chances de encontrar compatibilidade fora da família é de um para 100 mil. Entre irmãos de mesmos pais, de 25%, de pais diferentes, 5%, e entre pais, 3%.

 

TRANSPLANTE

O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula, assim como doenças hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;