Setecidades Titulo Desafio de Redação
Temas abordados em redações surpreendem

Alunos demonstraram preocupação com aspectos do cotidiano; vencedor será divulgado dia 26

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
14/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A 13ª edição do Desafio de Redação está na reta final, uma vez que o texto vencedor foi selecionado ontem, quando a correção das 102.604 produções foi finalizada. Com base no tema A Região Que Eu Quero em 2030, os corretores observaram que aspectos do cotidiano foram os assuntos mais abordados pelos estudantes, o que surpreendeu os organizadores. O concurso, cuja premiação será no dia 26, é promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

“Os alunos compreenderam a ideia proposta e falaram, realmente, o que precisa mudar no Grande ABC para eles terem uma vida melhor em 2030”, avaliou Joaquim Celso Freire, coordenador de ações de comunicação, extensão e cultura da USCS. “Quando se fala em futuro, achamos que muitos iam seguir a linha de evolução tecnológica, mas vimos a presença humana nas redações e uma preocupação com a qualidade de vida.”

Aproximadamente 120 pessoas, entre equipe do Diário, alunos e docentes da universidade, contribuíram para a correção das produções literárias. E, segundo Freire, chamou atenção de todos a abordagem de temas como saúde, segurança e desigualdade social. “A ideia do Desafio de Redação é muito educadora, pois o tema pode ser discutido em sala de aula ou com a família. Todo mundo ganha”, assinalou. O cenário político atual, “cheio de desvirtuação”, também não foi deixado de lado pelos participantes.

Os critérios utilizados na correção dos textos foram similares aos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), avaliando criatividade, coerência, ortografia e gramática. Vale lembrar que, para estudantes do ensino fundamental, o gênero era livre. Já as turmas de ensino médio escreveram dissertações.

Patrocinado pelo Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, e com apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano, o concurso premiará as melhores produções com notebooks, televisões e bicicletas. Entre alunos do 3º ano do ensino médio e do 1º ao 3º ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos), a recompensa é uma bolsa de estudos integral na USCS. A solenidade será no Centro Poliesportivo Joaquim Cambauva Rabello, em São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;