Setecidades Titulo Poupatempo
Projeto arrecada mechas de cabelo na região

Itens são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade estadual para produção de perucas

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
09/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama – já acabou, mas as ações em prol do tema prosseguem no Grande ABC. Desde o dia 31 de outubro, os postos do Poupatempo em todo o Estado recebem mechas de cabelo que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado para a confecção de perucas que serão doadas a mulheres que enfrentam a doença, como é o caso de pacientes do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).

O projeto existe desde 2015 e, até o momento, 14 mechas já foram entregues na unidade de São Bernardo. O equipamento ficou em primeiro lugar no Estado em 2018, com 92 arrecadações. “O Poupatempo é a porta de entrada. Até hoje, arrecadamos cerca de 3.000 mechas”, comenta o superintendente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Ernesto Mascellani.

A auxiliar administrativa Solange Donato, 57 anos, cortou o cabelo em dezembro do ano passado e guardou para doar em oportunidade como essa. “Com certeza é a minha primeira doação de muitas. Fico feliz em ajudar uma causa linda.”

O kit para doação conta com orientações de como a pessoa interessada deve proceder em todas as etapas do processo, como lavar o cabelo e deixar totalmente seco antes do corte. É necessário colocar a mecha em um saco plástico. O tamanho mínimo para doação é de 15 centímetros – são aceitos cabelos com química.

“Para uma peruca, cinco mechas são recolhidas. Fazemos todo visagismo e entregamos para as mulheres. É gratificante”, conta a diretora da Escola de Beleza, Estética e Bem-estar do Fundo Social, Pietra Berto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;