Política Titulo Lançamento hoje
‘Falta política para pessoas desaparecidas’, diz Luiz Fernando

Autor de frente sobre o assunto, deputado cobra sistema integrado para facilitar buscas

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), com base eleitoral em São Bernardo e autor da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas no Estado, reclamou da falta de políticas públicas efetivas na solução dos casos.

Ele lança oficialmente hoje, a partir das 14h, o bloco, com objetivo de discutir ações que podem ser adotadas para aumentar o número de resolutividade de episódios, seja encontrando os indivíduos desaparecidos ou esclarecendo casos com morte.

Ele citou, por exemplo, a inexistência de banco de dados integrado, algo que poderia auxiliar na comunicação de relatos. “Muitas vezes a pessoa desaparecida foi presa, seja em São Paulo ou em outro Estado. Sua família registrou o BO (Boletim de Ocorrência) por sua procura. Mas o sistema da Secretaria de Assistência Penitenciária não conversa com o da Secretaria de Segurança Pública. É algo inconcebível”, contestou. “Não existe trabalho mais consistente no Estado nem no Brasil sobre a busca dessas pessoas.”

O petista comentou que, no Estado, média de 60 pessoas desaparecem diariamente e que, na Capital, esse número é de 20 desaparecidos diariamente. O índice de resolução dos casos, segundo ele, é ínfimo.

A atuação começou antes mesmo da implantação formal da frente. Luiz Fernando comentou que esteve com o secretário paulista de Segurança Pública, coronel João Camilo Pires de Campos, e que foi à DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), na Capital, onde está situado o setor de procura de desaparecidos. “Também estivemos na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado), já que os softwares do governo são feitos lá. Conversamos sobre a importância de interligar esses sistemas”, disse.

“Esse assunto sempre foi tratado como questão de direitos humanos, assim ninguém dava importância devida. Entendemos que não é problema só de direitos humanos, mas de segurança pública. Obviamente que envolve o debate sobre direitos humanos. Mas é segurança pública. Esse menino pode ter sido raptado, morto, ter entrado na rota do tráfico de órgãos, de prostituição, ter sido sequestrado, estar trabalhando de maneira escrava.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;