Internacional Titulo
Partido japonês diz que Fujimori sofre 'perseguição política'
Da AFP
04/07/2007 | 10:35
Compartilhar notícia


O pequeno partido que apóia a candidatura a senador de Alberto Fujimori no Japão afirmou nesta quarta-feira que o ex-presidente peruano sofre "perseguições políticas" e advertiu que, caso seu regresso a Tóquio não seja autorizado, isso fará explodir uma crise diplomática entre o Japão e o Chile.

"Fujimori me disse várias vezes de maneira inequívoca que não fez nada do que é acusado", afirmou, durante uma coletiva, Shizuka Kamei, o líder do NPP (Novo Partido do Povo), que apóia o ex-presidente.

Segundo Kamei, "é preciso levar em conta que Fujimori foi acusado por um governo dirigido por seus inimigos políticos. No mundo existem muitos casos de pessoas expulsas do poder e submetidas a perseguições políticas".

Alberto Fujimori possui dupla nacionalidade, japonesa e peruana. Atualmente está sob prisão domiciliar em Santiago, à espera de que um juiz chileno decida sobre os pedidos de extradição apresentados pelo Peru, onde é acusado de violação dos direitos humanos e corrupção.

Kamei anunciou que se reunirá com o chanceler japonês Taro Aso e que exigirá que ele pressione os governos peruano e chileno para que Fujimori possa voltar o quanto antes ao Japão, país em que o ex-presidente peruano se auto-exilou de 2000 a 2005, depois de deixar o poder.

O líder do NPP confirmou que seu partido manterá Fujimori como candidato mesmo que este não esteja no Japão no dia das eleições. Kamei insistiu que, se Fujimori for eleito senador e continuar preso no Chile, isso poderá desatar uma crise diplomática entre Tóquio e Santiago.

No entanto, o governo japonês mantém uma atitude prudente. Até o momento só indicou que observava atentamente o processo judicial aberto no Chile contra Fujimori.

De ideologia muito complexa, mesclada de doutrinas ultraconservadoras e de esquerdas, o NPP foi fundado há dois anos por um grupo de dissidentes do Partido Liberal Democrata (PLD, no poder), e é liderado por Kamei, veterano de Hiroshima (oeste) e ex-chefe de polícia. Segundo a mais recente pesquisa, o NPP tem apenas 1% das intenções de voto.

Indagado do por que escolheu Fujimori como candidato, Kamei assegurou que o ex-presidente "é de uma competência extraordinária e tem muita experiência".

Na semana passada, Fujimori garantiu que será candidato a uma cadeira no Senado japonês nas eleições do próximo dia 29 de julho.

"Vou disputar as eleições para o Senado como candidato do Komumin Shinto" (Novo Partido do Povo), declarou Fujimori por telefone de Santiago, durante uma coletiva organizada por seu partido em Tóquio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;