Memória Titulo
O Grande ABC que escreve e cria além da fábrica

O Grande ABC deste 2010 pensa, escreve, faz memória e ganha prêmios

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC deste 2010 pensa, escreve, faz memória e ganha prêmios. E os personagens desta foto são o exemplo mais recente de que temos intelectuais de qualidade e em quantidade. A imagem é do dia 29. O cenário, a Biblioteca Paul Harris, de São Caetano, desta idealista que é Ana Maria Guimarães, coordenadora da Divisão de Bibliotecas de São Caetano.

Entre os fotografados, vários integrantes da Academia Popular de Letras. Eles participam de momento único: o lançamento do primeiro livro de Bete Lima, que faz história entre nós. Mas há vários outros casos.

ROMANCE POLICIAL
Assassinato em Veneza (Conex) é o romance de estreia da advogada A. J. Lapate, que tem raízes em Santo André e no Grande ABC, e cujos pais, Antonio Lapate Neto e Maria de Lourdes Lapate, são poetas. O livro é perfeito e lógico, um romance policial que segura o leitor e o faz ir até o fim em busca de respostas que a autora esconde numa trama que surpreende. Pelo caminho, descrição de paisagens, cenas, costumes e toda carga de sentimentos que forma um ser humano: qualidades e defeitos, orgulho, vaidade, amores, traição e assim por diante.

A personagem central é Cristina. Ela perde a mãe, no Brasil, e se emociona com a possibilidade de conhecer o pai, um milionário italiano. Não chega a conhecê-lo, porque o pai morre de ataque fulminante do coração, descobrindo-se que foi assassinato. Mas, quem o matou?

Entre os personagens há herdeiros interesseiros, mordomo e governanta, detetive internacional e um jovem que atrairá as atenções amorosas da nossa heroína. Belo livro este.

A greve dos 41 dias - 40º dia

Semana passada, em assembleia da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), foram apurados os votos para melhores de 2009 nas várias categorias. Luís Martins, um cronista de arte em São Paulo nos anos 1940, organizado por José Armando Pereira da Silva e Ana Luisa Martins, recebeu o Prêmio Sergio Milliet.

José Armando tem raízes sólidas no Grande ABC, inclusive como colaborador deste Diário desde os tempos do News Seller.

ESTREIA
Bete Lima lança seu primeiro livro: Voluntariado Divina Missão. Aos 64 anos, ela relata 22 anos de voluntariado seu e do marido, o escritor Jorge Lorente, junto à Milícia da Imaculada, da Rádio Imaculada Conceição. A emissora possui estúdios no distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

Sábado, 10 de maio de 1980. Juraci Batista Magalhães, ex-diretor de base, é preso às 8h30 em sua casa, no Jardim Inamar, em Diadema. Na véspera, durante assembleia na Matriz da Boa Viagem, ele havia dito: "Desde o começo tentam esvaziar nosso movimento, mas só nós é que vamos acabar com a greve, no momento em que julgarmos necessário. Assumimos seu início e assumiremos seu final."

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 10 de maio de 1980

Manchete - Greve pode acabar amanhã; metalúrgicos iniciam greve de fome (no Dops).

Editorial - Assimilar o jogo democrático não está fácil

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Palavras duras mas necessárias de Delfim (Neto, ministro).

São Caetano - Lions funda Clube das Mães.

EM 10 DE MAIO DE...

1935 - Hugo Dusi, artista plástico e pesquisador da memória, nasce em São Bernardo. Partiu cedo, mas deixou notícias, informações, desenhos e objetos importantes para a história, inclusive peças sacras que entregou pessoalmente ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e que foram fotografadas por Memória.

Agenda Fundação Pró-Memória de São Caetano

26 anos da cerimônia que declarou São Caetano e Vitório Vêneto, na Itália, cidades irmãs (1984).
71 anos da fundação do Instituto de Ensino Sagrada Família (1939).

Trabalhadores
Nasce em 10 de maio:

1893 - Antonio Mussio. Lituano. Sócio nº 153 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da Rhodia. Residência: Rua Mato Grosso, 367, Vila Santa Terezinha, Santo André.
Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia da Cozinheira, Dia do Guia de Turismo, Dia da Cavalaria e Dia do Campo.

SANTOS DO DIA

Alfio, Antonino de Florença, Blanda, Damião de Molokai, Isidoro, João de Ávila, Nazário, Solange.

Na estampa, Santo Antonino (Florença 1389-1459). Dominicano, arcebispo de sua cidade. Deixou escritos teológicos de valor.


Falecimento

SÃO CAETANO
Humberto de Souza, 55. Dia 5. Cemitério da Cerâmica.
Mauricio Fernandes Rodrigues, 23. Dia 3. Cemitério da Cerâmica.
Giovanna Paiva Rodrigues de Paula, 13. Dia 3. Cemitério da Cerâmica.

ALVARO BADELATTO (Araraquara, 31-7-1929 - São Bernardo, 26-4-2010)

Ele fazia de tudo um pouco. Álvaro Badelatto trabalhou no escritório da fábrica de móveis Margonari, foi sócio da fábrica São Mateus (também de móveis), motorista de praça com ponto no fim da Rua Marechal Deodoro, onde está o McDonald's, teve sua própria fábrica e loja de autopeças.

Ultimamente, já com 80 anos, como bico, fazia cobranças para uma revendedora de automóveis. Sempre em São Bernardo.

E quando Álvaro Badelatto não estava trabalhando, entretinha-se mexendo em seus guardados ou seguindo para a praia, pois tinha casa no Litoral.

"Sabe o tipo italiano? Ele era assim. Não era nervoso, mas se tinha que falar alguma coisa, falava na hora, não deixava para depois. E depois de desabafar, tudo ficava bem", conta sua filha, Edna.

Badelatto veio menino para São Bernardo. Aqui se casou com Inês Boff, de antiga família de imigrantes italianos da cidade, hoje com 78 anos. Além de Edna, o casal teve mais um filho, Vanderlei. Hoje são três netos. Álvaro Badelatto partiu em 26 de abril e está sepultado no Cemitério de Vila Euclides.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;