Nacional Titulo
Padre é afastado por revelar segredos de confessionário
Por
04/10/2006 | 00:10
Compartilhar notícia


A Igreja Católica anunciou nesta terça-feira o afastamento do padre Telmo José Amaral Figueiredo por ter revelado segredos feitos por fiéis no confessionário da Paróquia do Divino Espírito Santo, em São José do Rio Preto. O afastamento foi anunciado pelo bispo de Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, em nota distribuída à imprensa por sua assessoria.

Padre Telmo atuava havia seis anos na paróquia, que fica no bairro Solo Sagrado, o mais populoso de Rio Preto, com cerca de 120 mil moradores. Em 2004, fiéis denunciaram ao bispado que o padre teria revelado a terceiros segredos feitos em confissão sacramental.

O caso foi encaminhado ao Tribunal Eclesiástico e depois à Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano que, por sua vez, determinou a abertura de um processo. Julgado em primeira instância, o padre foi condenado e afastado de suas funções, mas conseguiu recorrer e evitou o afastamento.

Na segunda-feira, o processo foi enviado para segunda instância e, embora o padre tivesse direito de permanecer nas suas funções até o julgamento final do processo, foi afastado por solicitação de dom Paulo Peixoto. “Para o bem do povo de Deus e preservar a figura do sacerdote, o bispo pediu que ele ficasse afastado de suas funções na diocese até a conclusão do processo”, diz a nota.

Os representantes da Igreja não quiseram revelar quais tipos de segredos teriam sido divulgados pelo padre, se atendo a informar que “alguns fiéis se sentiram lesados na individualidade e pelo direito eclesiástico a igreja não pode deixar de atender e investigar os casos”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;