Cultura & Lazer Titulo
Inspirado por vitória na 'Dança dos Famosos', Leo Jaime cria 'show biográfico'
Por
04/07/2019 | 07:05
Compartilhar notícia


Leo Jaime tem uma experiência com a dança que vai além do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão. Depois de sua vitória, em dezembro de 2018, as pessoas passaram a abordá-lo também para dizer que sua ascensão ao lado da professora de dança Larissa Parison empolgou quem não tinha perfil físico de dançarino, mas que tinha vontade de dançar. Era o necessário.

Leo pratica hoje uma hora de dança por dia, seis aulas por semana, de expressões que vão do balé clássico ao hip hop. Agora, ele junta as duas habilidades, de cantor e dançarino, e traz a São Paulo, depois de uma temporada no Rio, o show Dança Comigo.

Leo vai usar seu repertório mais clássico e investir em alguns covers dos anos 1980. Se emagrecer seria pré-requisito para a dança, ele responde. "Uma coisa não depende da outra. Claro que mais magro você ganha mais leveza, e eu acabei emagrecendo na dança. Você melhora o condicionamento físico e a saúde, mas não me preocupei em fazer isso por estética."

Leo Jaime é de uma frente do rock nacional que se permite investidas como essa. Conforme os anos 1980 vão ficando distantes, fica mais claro também a percepção de que nem todos ali eram iguais. Os rocks de São Paulo e de Brasília eram mais sérios, sisudos, de narrativas mais diretas em seus engajamentos. Não menos combativo, o rock carioca vinha com cores mais vivas e um discurso de deboche mesmo quando se fazia manifestação em favor da liberdade de expressão. Blitz e Gang 90 eram do Rio. Titãs e Ira!, de São Paulo. Eduardo Dussek, do Rio. Plebe Rude e Legião Urbana eram de Brasília. Boas ressalvas feitas a bandas que usaram o humor como antídoto contra a censura, como a paulistana Ultraje a Rigor.

Leo Jaime, que teve projetos como João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, e muitas músicas censuradas, considera a dança a chave de um sucesso pop. Ritmos que não se preocuparam com ela, como a bossa nova, ganharam profundo respeito e profundidade, mas se tornaram datados. "Veja o tango, o xaxado, a salsa. A dança faz uma celebração da música."

Seu show Dança Comigo será no próximo dia 13 de julho, na casa Tom Brasil. "Acho que ele está mais para o hard rock do que para os anos 60", diz ele, sobre sua imagem tão ligada a essa época desde o começo com João Penca e Os Miquinhos Amestrados.

Biografia

Se o palco reflete a vida, Leo Jaime resolveu escrever sua biografia ali mesmo, diante da plateia que vai ocupar as cadeiras do Tom Brasil, no próximo dia 13 de julho, talvez não por acaso o Dia Mundial do Rock. Leonardo Jaime, de 59 anos, natural de Goiânia, roqueiro, baladeiro, jornalista, bailarino, escritor e ator, dança muito antes de vencer a disputa pop Dança dos Famosos, no programa Domingão do Faustão. Em dezembro de 2018, ele e a bailarina Larissa Parison se tornaram assunto mesmo entre quem não acompanhava mais o programa de Fausto Silva. As imagens de suas performances foram parar nas redes sociais e uma certa comoção tomou conta de quem via a dedicação de Leo diante das câmeras, bailando e lutando contra uma série de situações que pareciam prontas para expô-lo com grande potencial de ridicularização.

As regras eram claras. Os convidados recebiam uma música com um ritmo sobre o qual poderiam não fazer ideia do que se tratava na terça-feira para estarem com tudo na ponta dos pés na sexta. Tinham quarta e quinta para ensaiar um número longo, acertar figurinos e se apresentar em rede nacional no final de semana. "Aquilo foi uma ralação seriíssima", ele lembra. "Depois de adulto, depois de engordar, eu passei a ter vergonha de dançar, achei que poderia ser ridículo. Acabei aceitando, mas achando que não iria dar em nada."

Ele e Larissa ganharam a disputa e Leo venceu seu último fantasma. Ele podia dançar e fazer o que quisesse sendo exatamente quem era. "As pessoas que eu amo gostam de mim como eu sou. As que não gostam, azar o delas."

Vencer um especial de dança na TV é algo que fez a ponte entre seu passado e o que seria seu futuro. O futuro é agora, presente no show que ele fará dia 13 inspirado na experiência da dança. Dance Comigo terá Leo tocando, cantando, dançando, interagindo com a plateia. A dança será um foco. "Fico muito feliz quando as pessoas me dizem que dançaram muito com minhas músicas. Isso me faz pensar que essas canções não despertam necessariamente admiração, mas afeto." O passado é sua história.

No início da vida artística, quando chegou ao Rio de Janeiro, Leo fez teatro e usou muitos dos recursos dramatúrgicos nas bandas que teve logo em seus primeiros anos de Rio, Nota Vermelha e João Penca e Seus Miquinhos Amestrados.

Duas notas biográficas aqui, pouco conhecidas: 1) Foi Léo quem descobriu uma bailarina cheia de ginga e talento chamada Fernanda Abreu. A Blitz a viu dançando em um show do Nota Vermelha e a convidou para o grupo. 2) Foi Leo quem começou a colocar o Barão Vermelho na história. Frejat e seus amigos o viram cantar no bar Emoções Baratas, que Claudio Manoel havia aberto para arrecadar dinheiro em prol da criação do jornal Casseta Popular (que desembocaria do grupo Casseta & Planeta), e o chamaram para o grupo. Mas Leo já tinha duas bandas e resolveu indicar um cara que levava jeito para o negócio, um garoto chamado Cazuza.

Ser artista era um sonho desde que, menino, ele entrou em uma matinê de cinema para assistir a A Hard Days Night, dos Beatles. Acabou virando artista em muitas frentes, criando e deixando bandas e atuando em musicais, novelas e filmes, mas consagrou-se sobretudo em sua carreira de cantor solo. Sessão da Tarde, o disco de 1985, é um clássico dos anos 1980 ainda a ser reavaliado melhor pela história. Seu humor só aparentemente ingênuo, traficante de ideias libertárias, e sua sonoridade de 1960 influenciada por Erasmo Carlos renderam canções, todas em um único disco, como A Fórmula do Amor, A Vida Não Presta, As Sete Vampiras, Só e Solange (uma versão genial de So Lonely, do Police, em 'homenagem' a uma censora do regime militar chamada Solange Hernandes).

O jornalismo também chegou e o primeiro emprego foi no jornal O Globo, em 1988, com Leo escrevendo sobre TV. Sua primeira matéria quase rendeu a demissão sumária. Ao falar sobre a estreia do projeto de filmes semanais Tela Quente, que a Globo exibe até hoje, às segundas, Leo se esqueceu de que escrevia no jornal da maior empresa televisiva do País e mandou essa: "Para quem não tem videocassete em casa, é uma boa." Roberto Marinho não achou graça e pediu sua cabeça, mas seu superior o manteve com um sorriso maroto.

A música vem forte agora, mesmo sem um disco novo. O show conta com músicas que fazem apologia à dança desde que nasceram, como As Sete Vampiras, A Fórmula do Amor, Conquistador Barato, Mensagem de Amor, A Vida Não Presta e O Pobre (parceria com Herbert Vianna). Ele canta ainda Rock pra Cachorra, sua mas que todos pensam ser de Eduardo Dussek, e Gatinha Manhosa, de Erasmo Carlos, mas que todos pensam ser sua. "A dança é o que salva a música", ele reflete, juntando as pontas. "Sem dança, ela nunca seria usada na festa."

LEO JAIME

Tom Brasil. R. Bragança

Paulista, 1.281, tel. 2548-2541. Sáb. (13/7), às 22h.

R$ 99 a R$ 149

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;