Esportes Titulo
CPI descobre novas pistas contra a CBF
Por Das Agências
07/04/2001 | 00:18
Compartilhar notícia


A CPI da CBF/Nike descobriu novas irregularidades na contabilidade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que podem incriminar dirigentes da entidade e de várias federações estaduais de futebol. O presidente da CPI, deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), disse que os recursos enviados pelas CBF às federações foram depositados nas contas particulares de seus presidentes, o que configura, no mínimo, apropriação indébita. Ele não quis adiantar quais as federações envolvidas na transação.

Rebelo deixou claro, porém, que a de São Paulo não está nessa lista. “O dinheiro repassado da CBF era sacado na boca do caixa e depositado na conta particular dos presidentes das federações. Isso é muito estranho”, disse Rebelo.

Rebelo disse que a lista das federações vai ser divulgada durante o depoimento do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, à CPI, na terça-feira. “Agora, não podemos falar mais nada. Vamos ouvir o que o senhor Teixeira tem a dizer”, afirmou. Rebelo disse que a CPI não vai “terminar em pizza. “Seu desfecho será em pênalti ou em gol”. Ele admitiu que a comissão pode recorrer ao Ministério Público Federal antes mesmo de votar o relatório da CPI para solicitar o possível indiciamento de dirigentes.

Rebelo deixou claro ainda que o momento “mais importante” da CPI vai ser concretizado com a ida de Ricardo Teixeira à comissão. “Temos problemas sérios, muito graves na CBF, que precisam ser esclarecidos”. Embora sem detalhar, afirmou que tudo está relacionado a questões administrativas e gestão financeira. Um deles estaria vinculado a empréstimos adquiridos pela CBF com empresas estrangeiras a juros muito altos, em torno de 43%.

Recebido na CBF por Teixeira, Aldo Rebelo auxiliou o trabalho da equipe de auditores da CPI, que juntam documentos da entidade para uma apuração mais elaborada das irregularidades. Sobre possível convocação de Pelé para explicar denúncias de sonegação fiscal na sua empresa, a Pelé Sports & Marketing, o deputado disse que o assunto não é prioridade da CPI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;