Memória Titulo
A música e as lembranças de Garcia do Bandolim

Agostinho Garcia Neto, o Garcia do Bandolim (1919-2010). Funcionário antigo da Rhodia, co-fundador da cooperativa

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Agostinho Garcia Neto, o Garcia do Bandolim (1919-2010). Funcionário antigo da Rhodia, co-fundador da cooperativa de consumo da empresa (atual Coop). Músico. E músico até o fim, como demonstram seus amigos e o acervo que aos poucos a filha Telma Garcia vai localizando entre os pertences do pai.

São as fotos de hoje, antigas e mais recentes. No auge da carreira musical, as apresentações em São Paulo entre os colegas da Rádio e TV Record, a carinhosa dedicatória do amigo Jacob do Bandolim. E as visitas dos amigos músicos quando já estava adoentado.

Seguem as fotos e a identificação da Telma. E algumas dicas deixadas:

1 - Joca, Eurides Paifer, Jurandir, Alemão, Gatão, Mineirinho, Roberto, Rosa, Ivaíco, Gonzáles e o Isaias do conjunto Atlântico, entre outros amantes do choro, reuniram-se para homenagear o colega mais veterano, Garcia do Bandolim.

2 - Gatão, do conjunto Brasileirinho, que tocava com Garcia, tem uma fita em vídeo que documenta o evento. Joia rara para a memória musical, em especial do Grande ABC.

3 - No quadro que entregou a Garcia, Jacob do Bandolim escreveu: "Ao Agostinho, com gratidão do Jacob; 1955".

4 - Do encontro do Canhotinho com Garcia do Bandolim restaram várias fotos. Publicamos uma. Em todas, fica muito claro o carinho de Canhotinho e colegas para com Garcia.

5 - Também Joca se foi, mas esses músicos, operários músicos, deixam e ainda constroem um legado. Devemos mantê-lo e difundi-lo, pois esta é a nossa história. O Grande ABC constrói máquinas pesadas, automóveis, caminhões, ônibus, tantos bens de consumo. Mas faz música. E o Grande ABC, que já prensou alguns milhares de discos, também faz músico. E como faz bem.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 22 de março de 1980

Manchete - Portuários decidem aceitar o aumento e suspendem greve

Editorial - Que não se turve o caminho da abertura.

Grande ABC - Prefeituras nada fazem pela Avenida dos Estados.

São Caetano - Jardim São Caetano City constitui Sociedade Amigos.

Anúncio - "Ao fazer 26 anos a CTBC promete continuar se virando cada vez mais para unir as pessoas através da comunicação".

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Corretoras condenam o caso Vale.

EM 22 DE MARÇO DE...
1970 - Movimento católico da Matriz de São Caetano encena Paixão e Morte de Jesus Cristo, no interior da igreja, com direção de Guilherme Fournier, intérprete de Jesus. No elenco: Luiz David, Nelson David, João Dadi, Nelson Soós, Atílio Rinaldi, Benedito Florêncio e Maria Aparecida.

1975 - Santo André Futebol Clube recebe o atual nome: Esporte Clube Santo André.

Trabalhadores
Nascem em 22 de março:
1910 - Marcos Andreotti. Natural de Lindóia (SP). Eletricista da empresa Zaparolli & Serena. Residência: Rua dos Canudos, 33. O exemplo maior do sindicalista brasileiro.

1914 - Orlando Stanziani. Natural de Ribeirão Pires. Mecânico da Rhodia Química. Residência: Rua Senador Flaquer, 485, Santo André.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE
Dia Mundial da Água. Vigília Pascal.

SANTOS DO DIA
Benvenuto, Catarina, Léia e Otaviano. Santa Catarina da Suécia (estampa) foi filha de Santa Brígida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;