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São Bernardo fará boletim de ocorrência em prédios públicos

Cidade é a primeira do Estado a disponibilizar atividade por meio da GCM; dez equipamentos contam com o serviço

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
13/02/2019 | 07:00
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Gabriel Inamine/PMSB


 Moradores de São Bernardo ganharam ontem dez postos de atendimento, instalados em prédios públicos, com serviço de abertura de boletim de ocorrência eletrônico, onde qualquer cidadão poderá realizar registro de crimes junto a funcionários da GCM (Guarda Civil Municipal) de maneira ágil, sem precisar se dirigir a distritos policiais, evitando, em muitos casos, fila de espera. A cidade é a primeira do Estado a oferecer a atividade em equipamentos municipais.

Nesses postos, por meio do atendimento de guarda municipal, será possível fazer boletins de ocorrência para furto de veículos, desaparecimento ou encontro de pessoa; e furto ou perda de documentos, bem como de placas de veículos ou de telefone celular – desde que o objeto não tenha sido subtraído mediante grave ameaça ou violência. Para fazer o BO basta ir a uma das localidades portando documento com foto. Caso contrário, o cidadão deverá comparecer a uma delegacia convencional para denunciar o crime e lavrar o boletim de ocorrência ou o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Neste primeiro momento, o novo serviço está disponível nos cinco postos avançados do Atende Bem (Centro, Rudge Ramos, Riacho Grande, Alvarenga e Assunção) e nas inspetorias da GCM localizadas nos bairros Taboão, Centro, Batistini, Assunção e na Praça Lauro Gomes (confira endereços abaixo).

“Os boletins são registrados nestes locais e imediatamente vão para o distrito da área do fato para que se inicie o processo de investigação. Acredito que este é um projeto que pode se tornar referência para todo o Estado de São Paulo”, explica o prefeito Orlando Morando (PSDB), ao frisar que o serviço, em prazo de 30 dias, será ampliado para mais três equipamentos da GCM de São Bernardo contemplando também os bairros Vila São Pedro, Alves Dias e Riacho Grande.

Na avaliação do secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, a medida permitirá que qualquer cidadão sem acesso à internet em casa não precise ir mais a uma delegacia pessoalmente para lavrar um boletim de ocorrência. “Com isso iremos desafogar os distritos policiais”, afirma ele, ao mencionar que, em alguns casos, a demora para atendimento pode chegar a quatro horas caso tenha flagrantes em andamento. “São dez postos a mais que a Polícia Civil acabou ganhando aqui na cidade. Espero que outras prefeituras nos ajudem e que em breve possamos implantar esse sistema em outros municípios.”

De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, nas unidades do Atende Bem o serviço deve ser agendado (com exceção aos casos de desaparecimento de pessoas e furto de veículos) por meio do site da Prefeitura, do aplicativo São Bernardo na Palma da Mão. Já nas inspetorias, o serviço está disponível 24 horas por dia, sem a necessidade de agendamento.

Aproximadamente 20 funcionários dos postos e da guarda receberam treinamento junto à Delegacia Eletrônica para realizar a atividade, conforme explica o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos. “É mais uma prova do trabalho feito pela GCM junto às polícias Militar e Civil em prol da população.”

 

 




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