Cultura & Lazer Titulo Concerto
Filarmônica de S.Caetano se dedica ao Brasil
Por Do Diário do Grande ABC
14/04/2012 | 07:28
Compartilhar notícia


Pepitas da música clássica nacional são garimpadas nos concertos que a Orquestra Filarmônica de São Caetano realiza hoje e amanhã no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Sob a batuta de Sérgio Assumpção, a formação leva ao palco Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Guarnieri, os expoentes máximos das nossas composições sinfônicas. Edna D'Oliveira participa como soprano em 'Bachianas Brasileiras nº 5', de Villa-Lobos.

Em dois movimentos, a composição do mais famoso erudito nacional é a mais conhecida entre todas as Bachianas. Logo no início um grupo de violoncelos imita acompanhamento tecido à maneira de um violão. Junto às vocalizações, a expressiva construção melódica e harmônica da composição pode ser observada.

'Tributo a Portinari', de Guerra-Peixe, que abre a noite, é uma criação inspirada pelas figuras do artista plástico brasileiro, com quatro movimentos inspirados em quatro quadros: 'Família de Emigrantes', 'Espantalho', 'Enterro na Rede' e 'Bumba-meu-Boi'. Densidade e traços nacionalistas chamam atenção na canção.

Para fechar a noite, a Orquestra apresenta a 'Sinfonia nº 2' de Guarnieri, também conhecida como 'Uirapuru'. A composição foi vencedora, em 1947, do Prêmio Reichold nos Estados Unidos, que buscava no concurso eleger uma obra que fosse a Sinfonia das Américas.

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4220-3924. Hoje, às 20h30 e amanhã, às 19h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;