Cena Política Titulo
A escolha do voto útil na reta final
Por Fábio Martins
04/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A polarização para a eleição presidencial projetada nas pesquisas de intenções de voto entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) tem gerado movimentos de migração de eleitores no chamado voto útil nesta reta final, já de certa forma esvaziando alguns concorrentes ao Planalto. Contudo, o curioso é que o panorama atual nesta etapa inicial não mostra encerramento do processo no dia 7. Seria, portanto, improvável, e apenas inflama os discursos de acirramento, novamente dividindo o País. Isso porque Bolsonaro, líder nas últimas sondagens, como no Ibope, aparece com 32% – mesmo em patamar inédito –, e atingiria entre 38% e 39% dos votos válidos, ainda sem se aproximar de vitória no primeiro turno. Para fechar a disputa, ele teria que despontar com mais de 50%.

BASTIDORES

Oswaldinho
Perto do desfecho da eleição, a campanha do ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT) lançou um boneco customizado, apresentado como Oswaldinho. Com apoio de aliados e correligionários, a empreitada do ex-prefeito retomou slogan ‘Volta, Oswaldo’, assim como em 2008, o último processo municipal vencido pelo petista. Fato é que a corrida do ex-prefeito, 76 anos, sinaliza um atalho para 2020. O ex-triprefeito de Mauá admitiu, recentemente, ao Diário, que poderia concorrer novamente no páreo pelo Paço.

Reforçado
Deputado federal e pleiteante à reeleição, Alex Manente (PPS) tem reforçado sua participação e materiais de campanha em Diadema, pregando dobrada com o vice-prefeito Márcio da Farmácia (Podemos). Após furar a dobrada oficial do Paço – que tem Regina Gonçalves (PV) na disputa ao Congresso –, o popular-socialista aumentou sua inserção na cidade ao lado do número dois do prefeito Lauro Michels (PV). “Nos momentos mais decisivos da nossa vida é que descobrimos quem realmente está ao nosso lado”, pontua Márcio, no folheto.

Por outro lado
Com a dobrada entre Alex Manente e Márcio da Farmácia, surgiu, quase que concomitantemente, parceria firmada de Regina Gonçalves e Carla Morando (PSDB). Há materiais espalhados pelo Grande ABC das duas juntas, como já mostrado pelo Diário. O cenário diademense repete situação vista em 2014, quando Márcio, então candidato a federal, fez dobrada com Orlando Morando (PSDB), hoje prefeito de São Bernardo. Regina, por sua vez, então postulante a estadual, abriu elo com Alex. Na ocasião, ambos não foram eleitos. Lauro tem demonstrado que ‘lavou as mãos’.

Só armado
Candidato a estadual pelo PSL, Coronel Nishikawa, com domicílio eleitoral na região, chamou atenção ao comparecer armado em agenda recente na região central de São Bernardo, sob justificativa de proteção pessoal. Para disfarçar, carregava a pistola dentro de uma bolsinha nas costas. Integrante do Corpo de Bombeiros, ele falou que começou a andar munido de arma depois do atentado, no começo de setembro, contra o presidenciável Jair Bolsonaro.

Pagamento do 13º
O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Santo André confirmou informação publicada ontem pelo Diário e, em texto registrado no site da entidade, relatou que a Prefeitura depositou o adiantamento da segunda parcela do 13º salário para todos os servidores públicos – são cerca de 14 mil funcionários, entre ativos e inativos. “Com relação à diferença dos meses de novembro e dezembro, a administração irá pagar em dezembro”, cita o material do sindicato, ao considerar, na sequência, que embora não tenha sido previamente comunicado, a medida é positiva. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;