Memória Titulo
Paulo Sérgio vive. E bem perto do Grande ABC

Hoje é o aniversário do cantor Paulo Sérgio. Quem não lembra: Esta é a última canção que eu faço pra você. Pois é, sucessão. Tocou em todas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário do cantor Paulo Sérgio. Quem não lembra: Esta é a última canção que eu faço pra você. Pois é, sucessão. Tocou em todas as rádios e emissoras de TV. Está presente até hoje na internet, milagre tecnológico que Paulo Sérgio não conheceu, pois partiu há quase 30 anos.

Sobrevivem a memória, graças ao empenho da grande paixão do cantor, e a esposa Raquel Macedo, que reside bem perto do Grande ABC - numa casa que respira a presença de Paulo Sérgio, com todos os seus discos, fotos, faixas deixadas pelas fãs, roupas, troféus, medalhas, contratos assinados, recortes de revistas e jornais, fotonovelas e fitas em rolos de ensaios, algumas com canções e arranjos inéditos.

Fanzocas do Paulo Sérgio, hoje jovens senhoras espalhadas pelo Brasil inteiro: Paulo Sérgio guardou com carinho tudo aquilo que vocês passaram para ele nos áureos tempos; e a esposa Raquel mantém o acervo com o maior carinho, mesmo que nos versos das faixas estejam registradas juras de amor das mulheres que o cercavam em todas as suas apresentações.

Tivemos acesso ao acervo de Paulo Sérgio graças ao músico e pesquisador Celso Zappa, de Santo André, que desenvolve o Projeto Paulo Sérgio, Eu Te Amo, Eu Te Venero, cujo título alude a um dos sucessos do cantor.

Do projeto, Memória falará mais. Por hoje, esta foto genial batida nos anos 1970 no palco-auditório da Rádio Cacique, de São Caetano, que ficava numa sobreloja da Rua Santa Catarina. Como tudo o mais, Paulo Sérgio e Raquel guardaram também esta imagem que ilustra bem a força do rádio do passado no Grande ABC.

TRÊS MOMENTOS

1944 - 10 de março - Paulo Sérgio Macedo nasce em Anutiba, Município de Alegre (ES).

1972 - 4 de março - O casamento com Raquel Macedo na cidade de Castilho (SP).

1980 - 29 de julho - Vítima de aneurisma durante um show, Paulo Sérgio falece em Itapecerica da Serra.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Que índio é este? É o índio estilizado dos troféus da Rádio Cacique, intacto em algum lugar de São Paulo. E um projeto para Paulo Sérgio que emerge do Grande ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de março de 1980

Rádio - FM fará concorrência à OM dentro de cinco anos.

Crônica 1 - Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi: No asfalto da avenida, Garrincha apresenta seu último espetáculo.

Crônica 2 - Guido Fidelis: Lágrimas não afogam mágoas, mas a esperança existe; a justiça social chegará.

Trabalhadores

Nascem em 9 de março:

1912 - José Ferreira Silva. Natural de São Paulo. Operário da Atlantis do Brasil.

1923 - Ernestina Lanesio. Natural de Atibaia. Costureira da Sociedade Produtora Agrícola e Industrial. Residência: Avenida dos Estados.

Fonte: primeiro livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 10 DE MARÇO DE...

1880 - Ato legislativo autoriza o governo da Província de São Paulo a organizar uma seção de bombeiros, anexa à Companhia de Urbanos da Capital. Nascia o Corpo de Bombeiros paulista.

1960 - Ferroviários da Santos a Jundiaí deflagram greve.

Agenda da Fundação Pró-Memória

60 anos da instituição do Brasão das Armas do Município de São Caetano (1950).

SANTOS DO DIA

Os 40 mártires de Sebaste (estampa). Eram soldados cristãos, de várias nacionalidades. Foram sacrificados na Armênia em 320.

E mais: Cipriano, Crescêncio, Dinis, Macário e Simplício.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;