Internacional Titulo
Pinochet está mais perto do Chile que da Espanha, diz juíz
Do Diário do Grande ABC
29/03/1999 | 10:09
Compartilhar notícia


O juiz chileno Juan Guzmán afirmou esta segunda-feira que com a decisao dos lordes na semana passada, o ex-ditador Augusto Pinochet está mais perto do Chile do que de Madri.

"A decisao dos lordes deixa Pinochet mais próximo do Chile que da Espanha", afirmou em declaraçoes ao jornal El País o magistrado que instrui as 20 açoes apresentadas ante a justiça chilena contra o homem que governou o Chile com mao de ferro entre 1973 e 1990.

Um painel de sete lordes retirou na última quarta-feira a imunidade de Pinochet, mas somente para delitos de tortura cometidos a partir de 1988, quando a Gra-Bretanha aprovou a convençao internacional contra a tortura.

Agora, a sorte do ex-ditador, detido em Londres em outubro passado por ordem do juiz Baltasar Garzón, está nas maos do ministro do Interior britânico, Jack Straw, que decidirá se o deixa voltar ao Chile ou se o obriga a enfrentar um longo processo de extradiçao que pode resultar em sua transferência para a Espanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;