Memória Titulo
Livros & livros

Nas páginas de The Economist: relações entre economia e discurso...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O Brasil Emergente 
Nas páginas de The Economist: relações entre economia e discurso no governo Lula 
De Pedro Paulo Procópio (Recife: Edições Bagaço, 2012). 

O autor é jornalista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também cursou o mestrado e o doutorado em Comunicação. Este livro, por sinal, é resultado do trabalho de doutoramento do PPP, como é chamado entre os seus.

Procópio é coordenador do núcleo de pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Ciências Humanas Esuda, além de professor da mesma instituição e de outros institutos de Ensino Superior de Pernambuco.

Como jornalista, Pedro Paulo procurou sentir como o veículo influente britânico analisou o presidente Lula antes da posse e depois, ao fim do segundo mandato consecutivo.

Como diz Cristóvão Brito, economista pernambucano, na ‘orelha' do livro, o autor nos repassa o Brasil na visão neoliberal de The Economist e o périplo ufanista/populista que deu início ao governo Lula.

Para elaborar seu trabalho, Pedro Paulo Procópio aproximou-se da terra do Lula, o Grande ABC, pelas portas do bairro Camilópolis, onde reside o professor e jornalista Valdenizio Petrolli, que lhe cedeu livros e com ele trocou muitas conversações.

O resultado do livro assinala que The Economist mudou o seu discurso do 2001 a 2010.

TRECHO

"O ex-presidente Lula foi alvo de duras críticas ao considerar que a crise global seria sentida no País com a intensidade e uma ‘marolinha'. Passado esse momento de indignação, no entanto, The Economist assume que o governante estava certo. Após esse episódio, estão consolidados os anos dourados da cobertura do governo Lula pelo jornal" (p. 254).

Gargalhada na Catedral

De Aristides Theodoro (Ed. Costelas Felinas, livros artesanais, 2012) - Em versos, o autor discorre sobre José Alcides Pinto (escritor nordestino), Tolstoi (romancista russo), blues. E cita Nietzsche, Adélia Prado, Zumbi dos Palmares.

Judith Vilas Boas Ribeiro e Vieira Vivo tentam explicar o autor. Aristides Theodoro não faz questão de se explicar. Abre o peito e recita:

O bafo de Deus
reacende a óleo diesel
e é por isso que fujo sempre
dos seus emissários cruéis
munidos de verdades absolutas, eternas.

Mordaz e mordacidade são termos que aparecem nas explicações de Judith e Vieira. Este é o Aristides Theodoro de Mauá.

A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba 

Obra do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), editada pela prefeitura local, com pesquisa e elaboração de Fernando Monteiro Camargo e Marcelo Cachioni e vários colaboradores.

O livro nos chega às mãos graças ao Fernandes, cartunista do Diário, sempre presente nas exposições de humor de Piracicaba.

A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba ganha um levantamento completo, atual e de suas origens históricas, e com um apanhado das festividades do Divino no Brasil. As fotos, atuais e antigas (destas, muitas em preto e branco), são ricas. Uma delas mostra romeiros em barcos no Rio Piracicaba, o que nos leva a compara-las com imagens igualmente antigas da nossa Billings.

Ponto para a prefeitura de Piracicaba e para o seu prefeito, Barjas Negri, que assina o prefácio. Ao amigo Fernandes, os agradecimentos de Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 19 de setembro de 1982 - Nº 5.010
Adeus - Morre o cardeal de Aparecida, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, 92 anos. Foi um dos idealizadores e fundadores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da PUC-SP. Criou as rádios Nove de Julho e Aparecida. Fundou o semanário O São Paulo. Construiu a Catedral da Sé.
Datas - Será oficializado hoje o Dia do Garçom. Seu idealizador é Heli Votta, residente em Santo André, atualmente responsável pela cozinha do Hospital São Cristóvão.
Editorial - Na poluição, não adianta chorar os mortos
Movimento estudantil - 4º Congresso da UEE (União Estadual dos Estudantes), em São Caetano, começou ontem às 16h, depois de 20 horas do horário previsto. Local: colégio localizado na Alameda São Caetano, esquina com a Rua Xingu.Habitação - Inaugurado o conjunto habitacional Jardim do Estádio (primeira fase), com 1.664 apartamentos, empreendimento do Inocoop e Cooperativa dos Metalúrgicos do ABCD.

HOJE
Dia do Ortopedista, do Teatro, do Adolescente e do Comprador.

MUNICÍPIO PAULISTA
Guararema, na Grande São Paulo. Elevado a município em 19 de setembro de 1899, quando se separa de Mogi das Cruzes.

Trabalhadores
413 - Ezequiel dos Santos, 48. Natural de Cunha (SP). Residia à Estrada do Rio Grande. Operário da firma Adubos Miguel Adri.
414 - Epilásio dos Santos Reis, 27. Natural do Senhor do Bonfim (BA). Residia à Rua Lucélia, 16. Operário da Matarazzo.
415 - Irineu Corassini, 26. Natural de Pedreira (SP). Residia à Rua Bernardino de Campos, 178. Operário da J. B. Duarte.
416 - José Cuch, 29. Natural de Santos (SP). Operário da J. B. Duarte.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

EM 19 DE SETEMBRO DE...
1932 - José Louzeiro nasce em São Luiz do Maranhão. Jornalista e escritor. Foi secretário de Redação no Diário, na primeira metade da década de 1970.
1947 - Promulgada a nova Constituição Brasileira.- Jornalista João Bosco Vallin Marques nasce em São Paulo. Viveu na Vila Vivaldi. Foi chefe do cerimonial da Prefeitura de São Bernardo.

SANTOS DO DIA
Salete, Constancia, Salete, Januário (Gennaro) e Afonso de Orozco.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Ilustração - Cena do presépio napolitano. Século 18. Madeira policromada, barro, tecido e diversos outros materiais. Doação de Cicillo Matarazzo à cidade e São Paulo em 1954.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Terezinha Martins de Assis, 79. Natural de Grão Mogol (MG). Dia 17, em São Bernardo. Memorial Phoenix.

SÃO BERNARDO
Maria Delaria, 94. Natural de Governador Valadares (MG). Dia 14. Cemitério dos Casa.
Rosa de Souza Vieira, 90. Natural de União (PI). Dia 16. Cemitério do Baeta.
Toyo Takeuchi, 88. Natural do Japão. Dia 17. Jardim da Colina.  
Maria Santos de Souza, 85. Natural de Camboriu (SC).Dia 15. Cemitério do Baeta.
José Lobato, 81. Natural de Santo Anastácio (SP). Dia 14. Cemitério da Paulicéia.
Ana M. Cruz Risonho Domingues, 81. Natural de Pontal (PR). Dia 17. Crematório de Vila Alpina.
Conceição Senhorinha da Silva, 77. Natural de Carandai (MG). Dia 14. Cemitério de Congonhas, na Capital.
Apia Paiva Jardim, 77. Natural de Lavras (MG). Dia 15. Jardim da Colina.
Valdomiro Martins Dias, 74. Natural de Açucena (MG). Dia 16. Cemitério da Paulicéia.
Catarina Virginia Romani, 74. Natural de Itacoatiara (AM). Dia 17. Cemitério de Vila Euclides.
Izaias Eufrazio Lopes, 70. Natural de Porto Firme (MG). Dia 14. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
(Cemitério das Lágrimas)
José Magalhães Neves, 84. Natural de Cravinhos (SP). Dia 6.
José Gomes de Souza, 84. Natural de Palmeira dos Índios (AL). Dia 14.
Jovelino Cândido Ramos, 82. Natural de São Paulo (SP). Dia 3.
Maria Alves Frasson, 77. Natural de Caruaru (PE). Dia 4.
Luzia Alonso, 62. Natural de Araraquara (SP). Dia 4.
Regina Célia Montichiesi Fuso, 42. Natural de São Paulo (SP). Dia 3.
Daniel dos Santos Rocha, 23. Natural de São Paulo (SP). Dia 1º.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;