Setecidades Titulo São Bernardo
Alunos aprendem Química de forma criativa

Emeb Marly Buissa recebeu kits da iniciativa privada para realização de experimentos científicos

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
12/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Omar Matsumoto/PMSBC


 Com o objetivo de incentivar o ensino da Química por meio de experiências simples, seguras e divertidas, empresa de São Bernardo doou kits à Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Marly Buissa, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Cada conjunto contemplou a participação de até dez alunos. A ação envolveu seis turmas da unidade, com total de 180 alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A atividade faz parte de um projeto batizado de Kid Lab, programa desenvolvido na Alemanha e que neste ano completa 20 anos.

Os experimentos demandam cerca de 90 minutos para serem realizados – o tempo depende mais do desempenho dos alunos do que dos materiais e reações –, e toda a atividade é apresentada por monitores da fábrica. Três tipos diferentes de reações são apresentados, com nomes criativos e que incentivassem a curiosidade das crianças. O objetivo é atender todos os alunos da unidade, para os quais foram fornecidos 15 kits de vitamina C Campeã – envolveu cerca de 150 crianças, que usaram solução de iodo e amido para investigar o teor de vitamina C de sucos de limão e laranja (produtos industriais e frescos). Os participantes mediram os volumes e aprenderam a usar pipetas e tubos de ensaio, materiais existentes em laboratórios.

O segundo experimento recebeu cinco kits Desafio das frutas e vegetais, que envolveu 50 crianças para comparar o conteúdo de vitamina C de oito variedades de frutas e vegetais, usando tiras de testes para detectar a vitamina C. E, por fim, cinco kits Comida como um arco-íris para envolver em torno de 50 alunos, que prepararam diluições em série com uma variedade de sucos de frutas. O objetivo era detectar os componentes por cor e odor e sua contribuição no cardápio e para a saúde.

Giovanna dos Santos, 11 anos, aluna no 5º ano do Ensino Fundamental, diz ter ficado encantada com o trabalho. “Aprendemos sobre a quantidade que cada alimento tem de vitamina C. Não imaginava que o pimentão tivesse mais vitamina C do que a laranja. As disciplinas que mais gosto são Ciências e Matemática.”

Para Heikon Eustaquio da Silva, 10, também do 5º ano, o mais interessante foi conhecer as variedades de alimentos que possuem vitamina C. “Também aprendemos a importância de comer vegetais com vitamina C, pois nos ajudam a manter a imunidade e a ficar mais fortes. Estudar ciências assim é muito mais legal.”

Animada, Gisele Borges de Souza, 11, aluna do 5º ano, disse que a atividade foi muito interessante. “Aprendemos quais alimentos têm ou não vitamina C. A experiência foi muito divertida, pois pudemos ver com nossos próprios olhos a quantidade de vitamina nos vegetais. As disciplinas que mais gosto são Ciências e Matemática.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;