Cena Política Titulo
A guerra fria que atingirá Tião Mateus
Por Raphael Rocha
11/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador Tião Mateus está no centro de uma guerra fria entre os grupos do ex-prefeito Luiz Marinho e do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira no PT de São Bernardo. Integrantes da ala ligada ao deputado Teonílio Barba – que, por sua vez, é mais próximo de Marinho – avisaram que em breve vão protocolar pedido de expulsão de Tião Mateus por falta de pagamento das contribuições partidárias. O movimento já é interpretado como disputa de forças na legenda visando o pleito de 2020. O primeiro ato foi dado por Luiz Fernando, emplacando maioria no diretório local, a despeito de o presidente do partido ser Brás Marinho, irmão do ex-prefeito. Como contragolpe, o bloco ligado a Marinho estaria articulando maneiras de minar os aliados do deputado estadual. Hoje, Marinho e Luiz Fernando são considerados potenciais candidatos a prefeito de São Bernardo.

BASTIDORES

Enfim, a vitória
Ex-prefeito de Diadema, Mário Reali (PT) venceu a eleição para o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de São Paulo. Ele está entre os 18 representantes da chapa 7 para ficar como conselheiro titular da instituição. O petista voltou a vencer um pleito depois de nove anos – deputado estadual por dois mandatos, Reali foi eleito prefeito em 2008. Em 2012, perdeu a reeleição para Lauro Michels (PV). Em 2014, concorreu a deputado federal e sofreu novo revés. Hoje, Reali trabalha em cargo concursado na prefeitura de São Paulo.

Morde e assopra
O governo de Atila Jacomussi (PSB), em Mauá, monitora de perto o comportamento do vereador Professor Betinho (PSDC). Tido como um dos principais aliados do prefeito na Casa, Betinho tem alternado sessões de críticas à administração e de afagos à gestão. Tem gente dizendo também que o democrata-cristão busca apoio do Paço para uma eventual candidatura no ano que vem.

Portas fechadas
Tem gente no PRB nacional e estadual que trabalha para que o ex-vereador Vaguinho do Conselho, de Diadema, não consiga legenda para sair candidato a deputado federal. Tudo porque o plano da sigla é garantir a vitória dos principais líderes republicanos, entre eles o ministro da Indústria, Marcos Pereira. Vaguinho, nos últimos meses, se aproximou de Lauro Michels (PV) para buscar viabilidade de seu projeto eleitoral.

Audiências públicas
A Câmara de São Caetano vai discutir mudança na Lei Orgânica do Município para tornar obrigatória a realização de audiências públicas nas secretarias de Assistência Social, de Educação, de Cultura e de Esporte, Lazer e Juventude. Atualmente somente as Pastas da Fazenda e de Saúde possuem tal determinação. O projeto de lei deve entrar nas próximas semanas para debate dos vereadores.

Cleuza em Franca – 1
A prefeitura de Franca contratou a ex-secretária de Educação de São Bernardo Cleuza Repulho para uma palestra promovida pela Secretaria de Educação local. O tema da explanação de Cleuza foi Base Nacional Comum Curricular. Embora de larga experiência no ramo, Cleuza não agradou aos professores da rede que participaram do encontro.

Cleuza em Franca – 2
Isso porque muitos educadores tinham informação das investigações contra Cleuza Repulho em São Bernardo. A titular da Pasta no governo de Luiz Marinho (PT) responde a algumas ações por superfaturamento na compra de uniformes e brinquedos escolares. Em Santo André, ela é ré em processo que apura irregularidades em contrato com uma ONG. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;