Setecidades Titulo Para época de chuvas
Consórcio e Daee fecham nova etapa para limpeza de piscinões

Prefeitos também confirmam inauguração de CGE para dezembro

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
02/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa 26/10/17


 Técnicos de cidades da região e o engenheiro Ubirajara Ferreira, responsável pelo trabalho de limpeza dos piscinões no Grande ABC, se reuniram ontem na sede da entidade, em Santo André, para definir novas ações para limpeza dos reservatórios. A previsão era a de que o superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari, participasse de encontro com os prefeitos para tratar do tema, o que não aconteceu.

As atividades previstas para novembro pelo Daee incluem a terceira roçada em todos os piscinões, além de serviços de manutenção em reservatórios de Mauá e São Bernardo.

Na reunião entre prefeitos ficou confirmada a inauguração da CGE (Central de Gerenciamento de Emergências) para a primeira quinzena de dezembro. O local, que vai funcionar na sede da entidade, deve monitorar a região e emitir alertas meteorológicos à Defesa Civil de cada cidade e à população.

Com investimento de cerca de R$ 200 mil, a CGE vai operar de forma integrada com equipamentos, como pluviômetros e sensores de encosta, já existentes nas cidades. No valor estão incluídos custos com empresa de meteorologia e o custo do aplicativo, que deve ser disponibilizado de gratuitamente.

“As pessoas poderão verificar vias alternativas, em caso de alagamento, além de receberem mensagens de alerta para áreas de risco”, disse o secretário executivo do Consórcio Fabio Palacio.

 

LGBT

Na reunião entre os prefeitos, foi discutida a adoção de políticas públicas para a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O Consórcio deve realizar pesquisa na região sobre o assunto, ainda sem data, já que demanda orçamento.

Também houve definição para a criação de conselhos de políticas direcionados a essa população (somente as prefeituras de Mauá e Ribeirão Pires têm). “As demais cidades vão encaminhar. Também há a questão do nome social. Já tem definições nacionais sobre o tema, mas vamos fazer um decreto para que todas as cidades permitam o nome social”, afirmou o prefeito de São Bernardo e presidente da entidade, Orlando Morando (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;