Setecidades Titulo Poupatempo
Busca pela paternidade será ampliada

Poupatempo expandirá, até o fim do ano, serviço instalado em São Bernardo em outubro de 2016 para outras três unidades da região

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Em comemoração ao aniversário de 20 anos, celebrado hoje, o Poupatempo anunciou a expansão do serviço de investigação de paternidade na região. Denominado Encontre Seu Pai Aqui, o programa – oferecido desde outubro do ano passado em São Bernardo em parceria com o Ministério Público e a Prefeitura – também será disponibilizado nas unidades de Santo André, Diadema e Mauá até dezembro.

Atualmente disponível em 11 unidades do Poupatempo no Estado, o serviço tem o objetivo de assegurar o direito dos cidadãos a terem nome do pai nos documentos. Apesar de haver garantia legal para isso, estima-se que existam cerca de 750 mil pessoas com até 30 anos em São Paulo que não possuem filiação paterna no RG, segundo levantamento do Ministério Público. “A intenção é expandir o projeto para todas as unidades, aumentando o acesso da população a este serviço”, destaca Leonardo Maciel, superintendente de operações do Poupatempo. 

Lançado há um ano, o projeto já contabiliza 457 atendimentos no Poupatempo de São Bernardo – 95% dos casos já tiveram os processos concluídos. Para participar do serviço, interessados devem comparecer às unidades que possuem o serviço e preencher solicitação. Feito isso, o material é encaminhado por e-mail ao Ministério Público e, a partir daí, o promotor de Justiça competente inicia o processo de busca e, posteriormente, caso haja acordo, averbação e a extração de nova certidão de nascimento.

COMEMORAÇÕES

Com média de 390 mil atendimentos mensais, as demandas das quatro unidades do Poupatempo instaladas no Grande ABC já representam 10% do volume total de serviços prestados em todo o Estado. Hoje são mais de 1.400 funcionários atuando nesses equipamentos que, juntos, têm custo mensal de operação de R$ 2,4 milhões.

“Em 2013 só tínhamos uma única unidade no Grande ABC, localizada em São Bernardo. Passados quatro anos o serviço já está presente em outros três municípios, sempre com o objetivo de simplificar a vida dos nossos usuários”, destaca Maciel.

Na região, atendimentos feitos pelo Detran–SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e o serviço de emissão de RG são os mais procurados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;