Memória Titulo
Uma paisagem rural no Grande ABC

A seção Diário há 30 Anos abre a coluna hoje para mostrar uma foto que o jornal publicou em sua primeira página em 3 de setembro de 1978

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A seção Diário há 30 Anos abre a coluna hoje para mostrar uma foto que o jornal publicou em sua primeira página em 3 de setembro de 1978. Estamos em Campo Grande, a meio caminho entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. A paisagem é rural.

A foto leva a assinatura de Cassiano Polesi, que iniciava sua carreira de repórter-fotográfico. Ele acompanhou a jornalista Iara Heger até Campo Grande e a reportagem mostrou um povoado estacionado no tempo.

Iara escreveu: "O bairro é composto por 12 casas, uma escola que dá aulas apenas até a terceira série do primeiro grau e um pequeno armazém na beira da estrada. Não há energia elétrica, nem água encanada, as famílias são numerosas e a pobreza é extrema: os homens, em sua maioria, trabalham fora do local, as mulheres dedicam-se aos serviços caseiros ou à colheita de plantas nas matas, enquanto as filhas de maior idade empregam-se como domésticas em outros municípios".

Vinha dos anos 1950 a restrição para exploração das matas, daí a paralisia econômica de Campo Grande e o seu esvaziamento. Também a vizinha Paranapiacaba vivia momentos difíceis, sem acordar para o turismo que hoje acelera o distrito.

A reativação da estação ferroviária - que cai de podre - e a do monumento a Cristo Redentor são duas iniciativas que poderiam oferecer novos caminhos a Campo Grande, até mesmo dentro do projeto de revitalização de Paranapiacaba e a sua luta para se tornar monumento mundial.

PANORAMA HISTÓRICO
Antes de 1950, Campo Grande era próspero. A lenha colhida movimentava diariamente centenas de caminhões. O destino do produto eram as olarias, as padarias e as residências - da região, de São Paulo e Santos, que mantinham fogões à lenha. Raras eram as que tinham fogão a gás.

Documentos do início do século passado mostram a organização dos que viviam da exploração da natureza em Campo Grande. Um dos documentos, encaminhado ao prefeito Saladino Cardoso Franco (que governou o município de 1914 a 1930), reivindicava melhores condições das estradas para que a atividade exploratória não sofresse interrupções maiores.

DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA

26 de agosto de 1978 - De volta ao Clube Bochófilo, a festa jovem dos japoneses do Grande ABC comemorativa aos 70 anos da imigração ao Brasil: 1908-1978. A cobertura saiu no Diário na coluna do Chiquinho Palmério. A partir da esquerda: Saburo Kubota, Tetsuo Matsumoto, Nelson Kimura e Lauro Nakashima. Ei, garotos, onde estão vocês, 30 anos depois?

Radialistas

Será realizada em 16 de setembro - terça-feira próxima, a partir das 19h - a sessão solene anual dos Radialistas, na Câmara Municipal de Santo André, com homenagem especial ao saudoso Hélio Ribeiro. Em nome dos radialistas falará João Bortolim, presidente do Memorial Helio Ribeiro. A vereadora Heleni de Paiva (PDT) será a oradora oficial. Na parte artística, a participação de duas duplas: Clemente e Maurinho e Marcelo Viola e Ricardo.

EM 12 DE SETEMBRO DE...

1912 - Inaugurado o Cinema e Teatro de Variedades Carlos Gomes, na Rua Coronel Oliveira Lima, a antiga Rua da Estação, em Santo André.

1954- Instalada, na Igreja do Carmo, a Diocese de Santo André, com a posse do seu primeiro bispo, Dom Jorge Marcos de Oliveira.

1959 - Fundada a Cooperativa Mista de Produção de Tijolos de Ribeirão Pires.

MUNICÍPIO PAULISTA

Jaguariúna celebra hoje o seu aniversário. A criação do município é de 1953, ao emancipar-se de Mogi Mirim, sendo instalado em 1º de janeiro de 1955.

SANTOS DO DIA

Guido de Anderlecht, Selésio e Vitória Fornari.
Maria Vitória Fornari (Gênova, Itália, 1562 - 1617) foi a fundadora da Ordem das Anunciadas Celestes, consagrada ao culto e à imitação de Maria.
Guido (+ Brabante, Bélgica, 1012) foi peregrino na Europa e sacristão em sua terra, atribuindo-se a ele milagres e prodígios depois da sua morte.

FALECIMENTO

ESMERALDO DOMINGUES - professor e memorialista. Foi um dos primeiros alunos da antiga Faculdade Senador Flaquer, em Santo André, e funcionário até esse ano. Colaborou para o lançamento do livro 70 anos: de Valdemar Mattei ao UniA, uma história de sucesso. O sepultamento foi ontem, no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, em Santo André.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
JOVELINO PEREIRA DOS SANTOS, 80. Anteontem. Cemitério Vila Formosa, São Paulo.
MERCEDES FRANCISCO GOMIDE, 92. Anteontem. Cemitério Paulicéia, São Bernardo.
ESMERALDO DOMINGUES DOS SANTOS, 79. Anteontem. Cemitério Assunção.
ELIZABETHA RAPHAELLA BOA VENTURA, 88. Anteontem. Crematório Vila Alpina, São Paulo.
MITISSUO KADIA, 71. Anteontem. Cemitério Vila Euclides, São Bernardo .
CLEMÊNCIA MOREIRA DA CUNHA, 88. Anteontem. Cemitério Curuçá.
LEONI BRASILIANO DA SILVA DA COSTA, 84. Anteontem. Cemitério Curuçá.
SALVADOR LOPES CORTEZ, 72. Ontem. Cemitério Vale dos Pinheirais, Mauá.
JOÃO BALERA, 60. Anteontem. Cemitério Santo André.
ISMAEL JESUS FERRARI, 84. Ontem. Cemitério Curuçá.
LUCIA ELIAS DE OLIVEIRA GANDOLFO, 54. Ontem. Cemitério Vila Pires.
CRISTOVÃO PASSERANI BELMONTE, 48. Anteontem. Cemitério Curuçá.
RENILSON ANTÔNIO DE MELO, 40. Anteontem. Cemitério Curuçá.
IRENE CAMILO DA SILVA, 59. Anteontem. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS, 35. Anteontem. Cemitério Vale da Paz, Diadema.
JOSÉ GERALDO, 68. Anteontem. Cemitério Bairro dos Casa.
ANTÔNIO DEZOTTI, 85. Ontem. Cemitério Santo André, Santo André.
LAURITA DE OLIVEIRA SITTA, 73. Ontem. Cemitério Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
VALTER TUCATI, 80. Ontem. Cemitério Saudade.
PETRONILHA FERNANDES PAVAN, 86. Ontem. Cemitério da Saudade.
ESFAN VIDOSKI, 71. Anteontem. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA
JOSÉ BARBOSA, 59. Anteontem. Cemitério MunIcipal.
MARIA CARDOSO DA ROCHA , 92. Ontem. Cemitério Municipal.
KAZUKO TAMANAHA, 74. Ontem. Cemitério Vila Alpina, São Paulo
JOSÉ GERSON DO NASCIMENTO, 57. Anteontem. Cemitério Municipal.
NELSA MARIA DO SANTOS HERLANDEZ, 54. Ontem. Cemitério Municipal, Jacareí.
ROSA CORDEIRO SAMPAIO, 80. Ontem. Cemitério Municipal.

MAUÁ
JOSÉFA EVANGELISTA PEREIRA, 65. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
OSVALDO LOPES, 62. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
JOÃO FREITAS DE OLIVEIRA, 60. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
VITORIA QUEIROGA MATHIOLI, 2. Anteontem. Cemitério Vale das Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES
CARMEM MUNHOZ SAVERO, 78. Anteontem. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;