Cultura & Lazer Titulo
Exposição tem produção feita durante viagem
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
06/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


De hoje até o dia 16 de dezembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, recebe a mostra "O Egito Sob o Olhar de Napoleão", com curadoria do arqueólogo Vagner Carvalheiro Porto.

Estão disponíveis 44 peças, sendo que 21 fazem parte da coleção Diion de L´ Egypte, publicada em Paris entre 1809 e 1822, que descreve a grande expedição científica e militar liderada pelo general Napoleão Bonaparte àqueles países do Oriente.

Entre todas, 22 pertencem à Coleção Itaú, cinco são de acervo particular e 14 matrizes de gravuras em bronze que vieram emprestadas do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Todo o material foi produzido durante a viagem que Bonaparte fez em 1798 para o Egito, com uma força militar de mais de 34 mil homens e uma comitiva de 167 estudiosos entre artistas, gravadores, escultores, impressores, arquitetos, astrônomos e outros profissionais.

A exposição apresenta 13 dos volumes com gravuras com mais de um metro de altura, em telas planas, cujas páginas viram ao toque do visitante.

O Egito Sob o Olhar de Napoleão - Exposição. De hoje até 19 de dezembro. No Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, São Paulo. Tel.: 2168-1776. De terça a sexta, das 9h às 20h, sábado, domingos e feriados, das 11h às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;