D+ Titulo
Pelas barbas
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
10/02/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Homem nasce sabendo um monte de coisas, principalmente falar de futebol, dirigir e olhar para uma bela mulher cada vez que ela passa. Mas existem alguns hábitos corriqueiros que eles penam para aprender. Um deles é fazer a barba.

Muitos reclamam de incômodos, como ardência ou pele irritada, toda vez que utilizam a lâmina de barbear. O que não sabem é que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença após cada sessão em frente ao espelho.

O dermatologista Domingos Jordão Neto, do Hospital Cristóvão da Gama, afirma que o uso errado da lâmina pode acarretar problemas, como a pseudofoliculite (irritação da pele). “Se ela não estiver afiada, ao invés de cortar, vai puxar o pêlo, o que causa inflamação no bulbo capilar.” Pessoas de pele sensível têm de evitar fazer a barba todos os dias, principalmente se estiver com pressa.

Em relação à ferramenta indicada para tirar os pêlos, a dermatologista Adriana Gelencsir, de São Caetano, diz que depende do tipo de pele. “Tem quem se adapte mais com o barbeador elétrico e tem quem goste do aparelho de barbear. Então não existe o aparelho ideal e sim o que apresenta melhor resultado.”

Negros - Os homens negros sofrem mais com este problema. Por conta de os pêlos crescerem encaracolados, têm chances de encravar.

A dermatologista indica que usem creme pós-barba com exfoliante em baixa concentração. Isso os ajudará a tirar as células mortas e facilitará o caminho para o crescimento da barba.

Outra dificuldade é com as pessoas que, além da irritação natural, têm acne. “Quando possuem essa patologia associada, usamos gel anti-séptico e antibióticos”, finaliza Neto.

Dicas

- Antes e depois de fazer a barba, lave o rosto com sabonete anti-séptico, que pode ser em barra ou líquido.
- Use a lâmina de barbear por, no máximo, duas vezes seguidas. Se ela não estiver mais afiada, pode causar irritação na pele.
- Ao fazer a barba, utilize apenas água quente porque ela provoca uma vasodilatação que incha a pele e permite que ela fique mais acessível ao corte.
- Passe a lâmina apenas no sentido dos pêlos e, ao contrário, apenas se a pele não estiver irritada.
- Caso tenha acne, antes de passar o aparelho de barbear, lave o rosto com um sabonete anti-séptico e depois, passe uma loção calmante. Procure também um médico, que indicará o melhor tratamento para o problema.
- Depilar a barba com cera ou laser não é recomendado. No primeiro caso, além de ser dolorido, pode deixar a pele flácida. O segundo também dói bastante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;