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Vendas dos supermercados crescem 3,85% em outubro
do Diário do Grande ABC
01/12/2010 | 07:00
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As vendas reais do setor supermercadista em outubro aumentaram 3,85% em relação ao mesmo período de 2009, segundo o índice nacional de vendas, divulgado mensalmente pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Em comparação com setembro deste ano, houve alta real de 7,02%. No acumulado dos dez meses, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 4,66%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em valores nominais, o indicador da Abras apresentou expansão de 9,25% em outubro de 2010 em relação a outubro de 2009 e alta de 7,82% sobre setembro deste ano. O acumulado nominal, até outubro de 2010, chegou a 9,76%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

"O acumulado do índice de vendas do setor vem se mostrando estável, em torno de 4,7%, nos últimos três meses. No entanto, com os bons indicadores macroeconômicos, como o aumento da massa salarial e a redução do desemprego, temos boas perspectivas de vendas para o fim do ano", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.

ITENS - Em outubro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 3,59%, em relação a setembro deste ano. Já na comparação com outubro de 2009, o AbrasMercado teve crescimento de 9,60%, passando de R$ 261,57 para R$ 286,70.

Os itens com as principais altas em outubro, na comparação com setembro, foram: feijão, com 23,88%; tomate, com 17,96%; e batata, com 9,04%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: cebola, com 6,47%; água sanitária, com 1,38%; e biscoito maisena, com 1,27%.

No acumulado dos dez primeiros meses de 2010, as categorias que apresentaram as maiores altas foram: feijão, com 68,9%; queijo muçarela, com 30,3%; e queijo prato, com 25,7%. Já os produtos com as maiores quedas no acumulado do ano foram: cebola, com 46,5%; tomate, com 21,1%; e batata, também com 21,1%.




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