Internacional Titulo
Americano pede desculpas por ter derrubado Tornado britânico
Da AFP
25/03/2003 | 08:50
Compartilhar notícia


Um oficial americano pediu desculpas pessoalmente à esquadrilha da Royal Air Force que teve um caça-bombardeiro Tornado derrubado por um míssil Patriot americano, no que é chamado de fogo amigo.

O coronel Tim Glaeser, encarregado das baterias de mísseis Patriot que defendem o território do Kuwait, foi pessoalmente à base aérea de Ali Al Salem para se desculpar com o comandante da esquadrilha britânica, Simon Dobb, e transmitir suas condolências às famílias dos dois militares mortos no incidente.

"Sem querer prejulgar a investigação, nós resolvemos certas questões para obtermos garantias concretas para evitar a repetição de tais erros", declarou o comandante Dobb. "Os americanos fizeram uma reavaliação rápida e prudente das regras de operação dos Patriot. Posso garantir categoricamente à minha equipe que não há perigo de outra ação imprudente", afirmou.

O oficial garantiu que o incidente com o Tornado não abalou as relações entre as forças britânicas e americanas.

O Tornado foi abatido por uma bateria de mísseis Patriot encarregada de proteger a base de Ali Al Salem, no norte do Kuwait, de ataques de mísseis iraquianos. Segundo o comadante Dobb, o radar do Patriot confundiu o Tornado com um míssil inimigo devido a um problema de informática.

O avião integrava um grupo de caças-bombardeiros que havia decolado de Al Salem na noite de sábado, para atacar instalações de radar na região de Bagdá, e retornava à base.

O primeiro Tornado da esquadrilha viu o lançamento do míssil e conseguiu evitá-lo. O piloto Derek Watson enviou imediatamente uma mensagem pelo rádio alertando os companheiros, mas o segundo Tornado não teve tempo de escapar.

Apesar do incidente, as missões dos Tornados contra Bagdá prosseguem tanto de dia como à noite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;