Internacional Titulo
Diretor da AIEA quer UE mais envolvida no caso do Irã
Da AFP
18/05/2007 | 16:27
Compartilhar notícia


O diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed ElBaradei, manifestou sua vontade de que a UE (União Européia) tenha um envolvimento maior na solução da crise nuclear iraniana, durante um encontro em Madri com o presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, segundo um comunicado.

"ElBaradei manifestou a Rodríguez Zapatero sua vontade de que a União Européia tenha um maior envolvimento nesse caso para favorecer o diálogo com Teerã", afirma o texto do governo espanhol.

O diretor da AIEA declarou que a ONU deveria "ter um papel ainda mais ativo em todos os conflictos existentes, incluido o caso iraniano", tema central de sua reunião com o chefe do governo espanhol.

Mohamed ElBaradei, que recebeu o título de doutor 'honoris causa' pela universidade Complutense de Madri, aproveitou a visita à capital espanhola para conversar com o ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos.

Na próxima semana, em 24 de maio, expirará o prazo de 60 dias da segunda resolução aprovada pela ONU em 24 de março, que reforça as sanções contra Teerã pela recusa em suspender as atividades de enriquecimento de urânio. O Irã se negou até o momento em aceitar a petição.

Após o final do prazo, a comunidade internacional deverá definir que medidas tomará para que o Irã interrompa o enriquecimento de urânio, sem afetar a frágil unidade dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;