Nacional Titulo
Coco é usado para conter erosão de areia em Fortaleza
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
17/12/2006 | 13:19
Compartilhar notícia


Os moradores do bairro de Serviluz, em Fortaleza, Ceará, sofrem com a invasão da areia das dunas. O problema aumenta no fim do ano, quando o vento está mais forte: a areia entra nas casas e, em alguns casos, encobre salas, cozinha e até quartos.

Para tentar solucionar a questão, pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveram um projeto de reaproveitamento de cascas do coco verde, que são moídas e separadas em pó e fibra.

Segundo o pesquisador João Alencar, a fibra se transforma em manta que, colocada próxima às residências, impede que a areia se espalhe.

Uma cooperativa criada no bairro de Jangurussu desenvolve o projeto. Lá os cocos são triturados e separados. Os trabalhos já começaram e a previsão é que as mantas sejam entregues em janeiro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;