Cultura & Lazer Titulo
Eventos reforçam recuperaçao do mercado de informática
Por Do Diário do Grande ABC
16/05/1999 | 14:30
Compartilhar notícia


Três grandes eventos vao movimentar o setor de informática na próxima semana em Sao Paulo, envolvendo a poderosa Intel, a conceituada Adobe System e o emergente Linux um programa operacional rebelde apontado como a grande ameaça ao Windows da Microsoft de Bill Gates.

Nesta segunda-feira (17), enquanto a Intel Corporation, líder mundial do mercado de chips para computadores que faturou US$ 7,1 bilhoes no ano passado, promove o lançamento mundial do processador Pentiumr III de 550 MHz, a Conectiva Informática promove o Linux World 99, para apresentar o sistema operacional criado por Linus Torvald.

Na quinta (20), será a vez do presidente mundial da Adobe System, Charles Geschke, anunciar a abertura oficial da subsidiária da companhia no Brasil.

Para o presidente da Fenasoft Feiras Comerciais, Max Gonçalves, eventos desse tipo acabam funcionando como prévias de grandes feiras como a Fenasoft 99, feira internacional de software, hardware e serviços de informática e telecomunicaçoes, que acontece de 19 a 24 de julho de 1999, no Parque Anhembi, em Sao Paulo. Segundo Gonçalves, a antecipaçao de lançamentos, "preparando o mercado" para as grandes feiras, é uma estratégia já consolidada no exterior.

Com os sinais crescentes de retomada da atividade econômica, as perspectivas da Fenasoft 99 distanciam-se do quadro de estagnaçao dos primeiros três meses do ano, quando o mercado de informática também foi atingido pelas turbulências provocadas pela desvalorizaçao do real.

De acordo com um levantamento divulgado esta semana pela Dataquest, empresa de consultoria de San José, Califórnia, que afere o desempenho do mercado mundial de informática, o País foi superado pelo México em quantidade de computadores vendidos no primeiro trimestre na América Latina.

Das 893 mil unidades comercializadas na regiao, um crescimento de 12% sobre igual período de 98, 284 mil foram absorvidas pelo mercado mexicano (alta de 60%) e 237 mil ficaram no Brasil.

A situaçao brasileira mudou a partir de abril, assegura Gonçalves, afirmando que uma reaçao positiva do mercado levou algumas empresas procurando ampliar os espaços contratados para os estandes na Fenasoft 99. Ele argumenta ainda que a retraçao do mercado de produtos básicos de informática nos primeiros três meses do ano foi em grande parte compensada pelo incremento nas vendas de produtos relacionados à Internet e ao mercado de telecomunicaçoes.

"O crescimento do mercado de software deve-se muito à Internet", observa Max Gonçalves. Segundo ele, o número de usuários da rede mundial deve passar de 1,8 milhao em 98 para 2 9 milhoes até o fim do ano. Em 2000, o País deve ter 4,5 milhoes de usuários. Existem cerca de 9 milhoes de PCs no Brasil.

Gonçalves prevê que o crescimento do mercado de produtos de informática para o setor de telecomunicaçoes (telemática) ficará entre 15% e 20% este ano. "Acredito piamente que 99 será melhor que 98", afirma.

Coninfo - O presidente da Fenasoft Feiras Comerciais aponta uma tendência de regionalizaçao dos eventos de informática. A partir da próxima semana, mais de cem empresas vao apresentar produtos e serviços de gestao empresarial, gerenciamento de sistemas e soluçoes de redes na 7ª ediçao da Coninfo, a maior feira regional de produtos e serviços de informática e telecomunicaçoes. O evento acontece de 18 a 22 de maio, nos pavilhoes da Proeb, em Blumenau (SC).

Na expectativa de Gonçalves, os negócios realizados na feira devem crescer 30% este ano. Sao esperados 80 mil visitantes. Paralelamente à feira acontecerá o Congresso Coninfo'99, que já recebeu 800 inscriçoes. Além da Fenasoft e da Coninfo, estao programadas a Infoweek (19 a 23 de outubro, em Curitiba) e a Infobusiness (24 a 27 de novembro, em Novo Hamburgo, RS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;