Internacional Titulo
Primeiro-ministro de Mianmar deixa o cargo
Por Do Diário OnLine
Com AFP
19/10/2004 | 13:30
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro de Mianmar (antiga Birmânia), o general Khin Nyunt, deixou o cargo nesta terça-feira. O porta-voz do governo tailandês, Jakrapob Penkhair, anunciou que ele foi destituído por suspeita de corrupção – fato que teria levado ele a cumprir prisão domiciliar na capital do país, Yangun (ex-Rangun). Mas a junta responsável pelo governo de Mianmar foi à TV no final do dia para explicar que Khin Nyunt deixou o cargo por problemas de saúde.

O governo anunciou que Khin Nyunt será substituído pelo também general Soe Win, secretário do Conselho de Estado para a Paz e o Desenvolvimento (SPDC).

Muitos rumores circularam nesta terça-feira em Yangun sobre o destino do premiê, que também era chefe da poderosa inteligência militar e número três do regime birmanês. Nyunt era considerado o principal dirigente do país mais favorável ao diálogo para a implantação da democracia com a opositora e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, que está há mais de um ano sob prisão domiciliar.

As relações entre a inteligência militar e o número um do regime, o general Than Shwe, se deterioraram nos últimos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;