Cultura & Lazer Titulo Teatro
Gabriel Villela faz um 'Peer Gynt' à brasileira
Por
14/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Existem artistas que se adaptam às obras que realizam. E há aqueles cujas assinaturas se impõem: Não importa qual o material a ser trabalhado, basta um olhar para reconhecê-los. É nessa categoria de criadores que podemos incluir Gabriel Villela. A lidar com Shakespeare, os gregos ou autores contemporâneos, é sempre possível vislumbrar dois sinais que o distinguem: a exuberância visual e o apuro com a trilha sonora.

Em "Peer Gynt", atualmente em cartaz no Teatro do Sesi, não é diferente. Ambos os traços de identidade do diretor se fazem presentes nessa adaptação. Para recriar o texto do norueguês Henrik Ibsen, publicado em 1867, Villela se vale, primeiramente, de uma paleta de cores marcantes, amarrando referências kitsch do Nordeste brasileiro a evocações do equilíbrio e da suavidade da indumentária japonesa. Em meio a essa invulgar combinação de tecidos de chita com quimonos de seda, a música funciona como um outro contraponto. Para contar as façanhas do anti-herói e seu espírito contestador, sai a afamada trilha de Edvard Grieg e entram canções dos Beatles, revestidas de novos arranjos.

Com essa obra, Ibsen destoa um pouco do estilo que o notabilizou. Expoente do teatro realista do século 19, o nórdico escreveu peças que examinavam a nova sociedade burguesa e seus valores morais. Lançada 12 anos antes de "Casa de Bonecas", "Peer Gynt" precede essa fase. Aqui, o autor se devota a compor uma aventura fantasiosa, a odisseia de um homem em busca da própria identidade, que anseia ser fiel, unicamente, a si mesmo.

A aura de surrealismo que contamina a trama serve como "prato cheio" aos propósitos do diretor, sempre dedicado a provocar a imaginação do espectador. Sem limitar-se a convenções de tempo e espaço, "Peer Gynt" adentra no reino dos trolls, viaja ao Egito, faz negócios no Marrocos, passa por um hospício e conversa com uma esfinge. São situações de complicada resolução para os encenadores - Ibsen concebeu a obra, inicialmente, como um poema. Só anos depois, resolveu adaptá-la para o teatro. Mas Villela se vale de tais menções para criar imagens fantásticas, com o uso de máscaras, figurinos exuberantes e tiradas de humor.

Além dos recursos visuais, a encenação apoia-se, amplamente, na atuação do protagonista. Muitos são os personagens previstos na obra (em algumas montagens chegam a uma centena), tantos que muitos atores precisam se desdobrar para dar vida a três ou quatro deles. Mas a preponderância do papel-título é inegável. E a escolha de Chico Carvalho para ocupá-lo, um imenso trunfo. Festejado por sua atuação em "Ricardo III" (2013), o intérprete tem construído sólida carreira. Chama atenção, sobretudo, sua fina ironia em cena. Mesmo afinado com a opção alegórica da encenação, é impressionantemente sutil ao demonstrar os sentimentos e desejos contraditórios desse herói sem nenhum caráter: Capaz das maiores mentiras, de todos os amores, das atitudes mais atrozes. Chico desfaz esse novelo para o espectador com gestos mínimos e olhares precisos. É um sátiro, a rir das incongruências do mundo e a zombar das convenções. Não respeita as estruturas de poder e autoridade, mas se aproveita delas em benefício próprio. Lembra, por isso, Pedro Malasartes, figura tradicional da cultura ibérica, protótipo do malandro à brasileira.

Concebido para a reabertura do Teatro do Sesi, o espetáculo é apresentado em horário de matinê e destinado ao público juvenil. Para torná-lo viável, o encenador transformou as suas cinco horas de duração em apenas duas. Com tal operação, porém, pode-se considerar a hipótese de que a história e seu entendimentos tenham ficado, em alguma medida, prejudicados. Saltos no tempo e deslocamentos inexplicáveis fazem parte da dramaturgia original. O que parece se perder, realmente, é o entendimento do percurso feito por Gynt. A plateia acompanha muitos quadros musicais e diverte-se com os delírios do protagonista. Mas, entre a empáfia da juventude e o desamparo da maturidade, o que se deu? Ao cabo, a que ou a quem "Peer Gynt" foi fiel? Há um ponto de inflexão que fica nublado entre cores e canções. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PEER GYNT

Teatro do Sesi. Avenida Paulista, 1.313, telefone (011) 3528-2000. Sáb. e dom., às 15h30. 14 anos. Grátis. Até 18/12




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;