Política Titulo
Chico Bento assume como situação e sem bandeira
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/04/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Com o vereador de São Caetano Gilberto Costa (PP) sendo alçado à Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, o primeiro suplente, Chico Bento, assume mandato legislativo quarta-feira. A única certeza é que, diferentemente do que ocorreu até agora na atual legislatura, a legenda entrará como sustentação ao prefeito José Auricchio Júnior (PTB).

Chico alega que embarcará no plenário na base de situação por considerar não ter tido problemas políticos com o chefe do Executivo. "Nunca tive atritos com o Auricchio. Até que me provem o contrário, estarei do lado dele", avaliou.

Segundo ele, que foi um dos poucos candidatos que mantiveram campanha em 2008 - outros integrantes da chapa abandonaram no meio do processo eleitoral -, a candidatura continuou pelo grupo político. "Não desistiria na metade. Pode ser que seja compensado hoje pela coragem." Com quase 20 nomes, a chapa encerrou com quatro quadros.

Apesar de Gilberto, de forma independente, compor ala de oposição nos últimos dois anos, a executiva progressista possui bom trânsito no Palácio da Cerâmica. Esse era um dos motivos que resultavam, segundo o agora secretário, em sua falta de espaço nas discussões partidárias internas. Inclusive, Cicaroni, presidente municipal do PP, e Gilberto não mantinham contato político.

O suplente afirmou que ficou surpreso com a decisão do colega de partido de deixar o mandato, aceitando a proposta do prefeito, abrindo a cadeira na Câmara. "Sinceramente não esperava, assim como qualquer um. Voltar à Câmara nesta legislatura estava fora de cogitação, mas vou trabalhar bem para buscar a reeleição (em 2012)", disse ele, sem citar qual bandeira defenderá, mas que retomará projetos elaborados em sua primeira passagem na Casa (2000 - 2004).

 

Gilberto é o segundo a deixar Câmara para o 1º escalão

Diferentemente de outras cidades, no histórico de São Caetano não é comum vereador ser alçado ao primeiro escalão do governo, assim como será oficializado na quarta-feira com Gilberto Costa (PP). Prática comum para agregar aliados e evitar candidaturas contrárias, a transferência de Legislativo para Executivo só havia ocorrido em uma oportunidade.

Na década de 1970, o vereador Armando Furlan, na extinta Arena, foi chamado pelo ex-prefeito Oswaldo Massei, que estava em seu segundo e último mandato na Prefeitura (1969 - 1973), para comandar secretaria. Por coincidência, Furlan havia obtido 5.194 sufrágios, conquistando o posto de mais votado da história da cidade, sendo superado depois de 30 anos no pleito de 2008, quando Gilberto foi eleito com 5.883 votos.

Dado negativo é que após disparar na cotação eleitoral e gerenciar Pasta no governo Massei, ao participar da eleição seguinte, em 1976, teve queda vertiginosa no índice de votos: foi lembrado por apenas 2.470 eleitores, menos da metade da adesão de 1973.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;