Esportes Titulo
Barrichello vence no Japão; Schumacher é hexa
Do Diário OnLine
12/10/2003 | 08:56
Compartilhar notícia


Um dia prefeito para a Ferrari. O brasileiro Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio do Japão, realizado na madrugada deste domingo, no circuito de Suzuka, e o alemão Michael Schumacher (8º colocado na prova) garantiu o título Mundial de Pilotos – o 6º de sua vitoriosa carreira. A combinação de resultados ainda garantiu à Ferrari o título do Mundial de Construtores – pela 5ª vez seguida, marca inédita na F-1. O finlandês Kimi Raikkonen (McLaren), único que poderia tirar o título de Schummy, acabou em 2º. O escocês David Coulthard, também da McLaren, terminou em terceiro lugar.

Michael Schumacher, primeiro piloto a se consagrar hexacampeão na Fórmula 1, só precisava de um 8º lugar para garantir o título mundial sem depender da posição de Raikkonen na bandeirada final – o finlandês seria campeão se vencesse a corrida e se Schumacher não marcasse pontos. Mas o alemão não teve uma prova tranqüila.

A começar pelo grid de largada, em que ele largou na 14ª posição. Logo na 7ª volta, a Ferrari de Schumacher tocou a BAR de Takuma Sato e teve de voltar aos boxes para trocar o bico. A partir daí, Schummy foi obrigado a fazer uma corrida de recuperação, lutando para entrar na zona de pontuação. O alemão ainda foi pressionado pelo irmão, Ralf (Williams), e quase se envolveu noutro acidente, ao tentar passar o brasileiro Cristiano da Matta (Toyota). Nada disso, porém, tirou-lhe o título mundial.

Na briga pelas primeiras colocações, destaque para a disputa entre Barrichello, o colombiano Juan Pablo Montoya (Williams) e Raikkonen. Rubinho, que largou na pole position, perdeu o 1º lugar para Montoya (2º no grid) logo na volta de abertura. O colombiano disparou, seguido de longe por Barrichello, mas abandonou a corrida na 8ª volta, com problemas hidráulicos em sua Williams. A partir daí, o brasileiro da Ferrari assumiu a ponta e não teve problemas para garantir a bandeira quadriculada.

A revelação Kimi Raikkonen, que chegou a ter o gostinho do título durante a corrida (quando Barrichello saiu para pit stop e Schumacher estava fora da zona de pontuação), teve um rendimento abaixo do esperado e sequer ameaçou a liderança de Rubinho. Assim, o finlandês teve de se contentar com o vice-campeonato.

O mineiro Cristiano da Matta, que largou em 3º lugar, esteve muito bem na corrida e terminou o GP do Japão em sétimo lugar.

Inédito - Dono de 93 pontos na contagem final do Mundial de Pilotos, dois à frente de Raikkonen, Michael Schumacher desbancou o argentino Juan Manuel Fangio (pentacampeão da F-1 nos anos 50) e fez história. E o alemão quer fazer ainda mais. Em nenhum momento ele sequer mencionou aposentadoria – como vinha especulando a imprensa européia, no caso de confirmação do título.

"Ainda não entendi muito bem este feito. A ficha não caiu. Eu sinto a vibração da equipe, mas ainda não absorvi", confessou Schumacher, logo após a corrida.

"Foi uma conquista de um ano inteiro. Uma última prova muito difícil - uma das piores da minha vida", desabafou o hexacampeão mundial. "Contudo, nossa equipe e o Rubens fizeram um trabalho fantástico. Só tenho a agradecer." "Só posso dizer que a Ferrari nunca desiste. Somos uma grande família e sempre lutamos juntos."

Rubens Barrichello, que conseguiu a segunda vitória da temporada (a primeira foi no GP de Silverstone, na Inglaterra), terminou o Mundial de Pilotos em 4º lugar (65 pontos), atrás de Juan Pablo Montoya (82). O brasileiro Cristiano da Matta, que estreou este ano na F-1, foi o 13º (10 pontos).

No Mundial de Construtores, a Ferrari acabou com 158 pontos, seguida pela Williams-BMW (144) e pela McLaren-Mercedes (142).

Confira a classificação final do GP do Japão

1º - Rubens Barrichello – Ferrari
2º - Kimi Raikkonen (FIN) - McLaren-Mercedes
3º - David Coulthard (GBR) - McLaren-Mercedes
4º - Jenson Button (GBR) - BAR-Honda
5º - Jarno Trulli (ITA) - Renault
6º - Takuma Sato (JPN) - BAR-Honda
7º - Cristiano da Matta - Toyota
8º - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari
9º - Nick Heidfeld (ALE) - Sauber-Petronas
10º - Olivier Panis (FRA) - Toyota
11º - Mark Webber (AUS) - Jaguar-Cosworth
12º - Ralf Schumacher (ALE) - Williams-BMW
13º - Justin Wilson (GBR) - Jaguar-Cosworth
14º - Ralph Firman (GBR) - Jordan
15º - Jos Verstappen (HOL) - Minardi
16º - Nicolas Kiesa (DIN) - Minardi
Não concluíram a prova
Giancarlo Fisichella (ITA) – Jordan
Fernando Alonso (ESP) – Renault
Juan Pablo Montoya (COL) – Williams
Heinz-Harald Frentzen (ALE) - Sauber




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;