Esportes Titulo Habilidade
Futebol estilo livre com a cara do Grande ABC

Andreense vai representar o Brasil na Itália

Lígia Valezi
do Diário do Grande ABC
07/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Em alguns meses, o Grande ABC enviará o único representante brasileiro para o campeonato mundial de futebol freestyle. Morador da Vila Floresta, em Santo André, Eduardo Key, 20 anos, embarca para a Itália em setembro em busca do título internacional da modalidade.

O estudante de engenharia mecânica conheceu o esporte há cinco anos. "Fiquei interessado por causa dos vídeos do Ronaldinho Gaúcho e comecei a treinar na garagem de casa", contou.

A brincadeira passou para treinos diários com duração de uma hora e meia. O resultado de tanta disciplina foi a conquista de dois títulos em 2011.

Key venceu o campeonato paulista da modalidade além do Campeonato Brasileiro, o Red Bull Street Style, realizado no Rio de Janeiro em outubro. A competição nacional contava com 16 participantes de todo o País. A vitória garantiu a vaga para o atleta representar o Brasil no mundial.

O estudante, que é natural do Japão, só pensa agora no torneio internacional. "Estou ansioso. Faltam seis meses para a competição mas já estou treinando. Estou feliz porque vou conhecer um monte de freestylers que me inspiraram", declarou.

Além disso, o atleta afirmou que irá estudar os adversários, assistindo o vídeo de apresentações dos rivais na internet.

No momento, Key contou que enxerga o esporte apenas como hobby e que prioriza os estudos. Até setembro, o atleta deve seguir com os treinos na Associação dos Servidores Públicos de Santo André.

Segundo a namorada Jacqueline Shibata de Barros, 19, o diferencial de Key são os movimentos que mesclam acrobacia e técnica. "Ele também é o único atleta que compete com calça jeans. Acho que os movimentos ficam melhor esteticamente", contou.

Os dois se conheceram pela internet há dois anos. A jovem não acreditava nos vídeos das manobras do atleta. "Um dia ele teve de ligar a webcam para mostrar os passes. Fiquei muito surpresa", contou.

Jacqueline também irá embarcar para a Itália em setembro. "Sempre o acompanho e apoio ao máximo. Acho importante", afirmou.

 Modalidade desenvolve habilidade e controle extremo
 O futebol freestyle (ou estilo livre, em português) existe desde 2005. Como o nome diz, o objetivo do esporte é que o atleta faça qualquer manobra com o corpo sempre dominando a bola.

Os movimentos lembram os passos do street dance e, assim como em outros esportes, cada manobra tem um nome.

Há o upper, que são movimentos executados com a parte de cima do corpo, como cabeça e ombros; o sit down, na qual o freestyler (jogador) executa os movimentos sentado ou deitado; o lower, em que o praticante fica em pé dominando a bola, e o ground, que são dribles em contato com o chão.

As competições são avaliadas por três jurados que analisam criatividade, habilidade e estilo. O tempo de apresentação é de três minutos. Dois adversários competem juntos. Cada um tem 30 segundos para executar as manobras, intercalando a apresentação até que se cumpra o tempo.

Ao final da disputa, os jurados mostram o nome do candidato que fez a melhor apresentação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;