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Perdigao anuncia receita de R$ 1,8 bilhao
Por Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 15:58
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A Perdigao obteve uma receita bruta de R$ 1,8 bilhao no ano passado, 27,3% superior ao ano fiscal anterior. O mercado interno respondeu por R$ 1,3 bilhao e as exportaçoes totalizaram R$ 517 milhoes, significando 28,7% do faturamento total. As vendas ao mercado externo aumentaram 68,4% no ano.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira pelo vice-presidente financeiro da empresa, Wang Wei Chang. Investimento em inovaçoes tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos foram os fatores apontados como responsáveis pelo bom desempenho da empresa. "A capacidade de tomar decisoes rápidas também foi importante, se considerarmos que o cenário na economia foi de ajustes, acréscimos de custos e decréscimo expressivo nos preços dos produtos nos dois mercados", afirmou.

Segundo Chang, o desempenho no último trimestre foi o grande destaque; naquele período a Perdigao faturou R$ 530,1 milhoes, com acréscimo de 28,9% sobre o mesmo período do ano anterior. O último trimestre também foi o melhor em lucratividade: R$ 35,5 milhoes.

Ao longo do ano a margem líquida sofreu um ligeiro declínio, ficando em 3%; o lucro líquido foi de R$ 47,162 milhoes, contra R$ 62,438 milhoes em 1998. A queda, segundo Chang, foi atribuída às dívidas em dólares, que foram mantidas ao longo do ano, levando-se em conta que haveria estabilizaçao da moeda.

Investimentos - A Perdigao investiu R$ 190 milhoes no ano passado, cifra 44,1% superior à de 1998; desse investimento, 68,6% foram absorvidos no complexo agroindustrial que está sendo construído em Rio Verde (Goiás). As operaçoes deverao ter início em julho deste ano. O restante foi direcionado a programas de logística e modernizaçao do parque industrial.

Em 2000, a Perdigao irá investir R$ 218 milhoes. Desse montante, R$ 100 milhoes serao aplicados no Projeto Rio Verde, outros R$ 40 milhoes serao absorvidos pelo Frigorífico Batavo e mais R$ 40 milhoes aplicados em lançamentos de novos produtos. O setor de marketing será contemplado com R$ 38 milhoes ante os R$ 33 milhoes desembolsados no ano passado.

No ano passado foram gerados 1.457 empregos. Atualmente a Perdigao conta com 16.650 funcionários.

Vendas internas e externas A Perdigao obteve crescimento de 15 9% nas vendas internas no ano passado sobre o anterior. As vendas de produtos de maior valor agregado atingiram uma participaçao de 23% ante 22% no exercício anterior. O segmento de congelados subiu de 30% para 31%, Já os pratos prontos congelados de massa tiveram uma participaçao expressiva, atingindo 26,4%.

As exportaçoes superaram as expectativas, encerrando o ano com uma cifra de R$ 517 milhoes, aumento de 68,4% sobre o período anterior. O volume total de carnes exportadas aumentou 22%.

Chang explicou que a Perdigao produziu no ano passado 587 mil toneladas de frigorificados (carnes), 11% a mais que no ano anterior. Desse total, 372 mil foram consumidos no mercado interno e as outras 215 mil toneladas exportadas.

"Tanto as exportaçoes quanto as vendas no mercado interno deverao crescer entre 10% e 12% neste ano", afirmou. Chang explicou que o preço médio em 1999 aumentou 4,3% sobre o anterior, enquanto os custos tiveram uma variaçao entre 8% e 9%. Já no mercado externo o preço médio subiu entre 38% e 40% e o custo médio aumentou entre 12% e 13%. A seu ver, as margens de lucro no mercado interno deverao ficar superior este ano em relaçao ao externo considerando a estabilizaçao cambial.

Questionado sobre possíveis reajustes de preço este ano, ele afirmou que deverao ficar abaixo do índice estimado de inflaçao, de 6% a 7%.

Pizzas - O diretor de marketing da Perdigao, Antonio Zambelli, disse que a empresa investiu R$ 20 milhoes na produçao de pizzas prontas congeladas, que estará nas gôndolas dos supermercados a partir do final de abril. A produçao estimada é entre 4,5 e 5 mil pizzas/hora e a intençao da empresa é abocanhar neste primeiro ano 15% das 20 mil toneladas de pizzas congeladas, produçao estimada para o ano 2000. No ano passado foram consumidas 15 mil toneladas de pizzas congeladas prontas.

O novo produto será fabricado na fábrica de Lages (Santa Catarina), onde sao produzidas também lasanha, panqueca e nhoque. Segundo Zambelli, o produto deverá chegar no mercado custando em torno de R$4,50 nos sabores de muzzarela, calabresa e ainda está em estudo o terceiro sabor. Pelas contas de Zambelli, o mercado de pratos prontos tem crescido entre 30% e 40% ao ano.




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