Cultura & Lazer Titulo
Semana é cheia de peças teatrais
Mauro Fernando
Da Redaçao
09/07/2000 | 18:32
Compartilhar notícia


  Várias estréias (e algumas reestréias) agitam o panorama cultural nesta semana, tanto no Grande ABC quanto em Sao Paulo. Teatro, música, dança e cinema apresentam um variado e tentador cardápio de opçoes. Na regiao, o evento de maior apelo popular é a presença de Marisa Orth, de sexta-feira a domingo (dias 14, 15 e 16), no Teatro Municipal de Santo André (tel.: 411-0789). A atriz e cantora vem junto com a banda Vexame para apresentar No Jardim das Delícias, espetáculo marcado por seu humor assumidamente brega e que deixa Sao Paulo após cumprir uma temporada de absoluto sucesso de público.

O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, com o Grupo das Oficinas de Mauá, e O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, com o Grupo Apolo, estao na programaçao do Teatro Lauro Gomes (tel.: 457-3483), em Sao Bernardo. As peças serao exibidas, respectivamente, quinta e sexta-feira desta semana (13 e 14).

No mesmo teatro, no sábado e no domingo (15 e 16), estréia 15 Atores à Procura de um Papel, montagem que marca a primeira experiência da veterana atriz Cleide Yáconis na direçao. A peça é inspirada no clássico Seis Personagens à Procura de um Autor, do italiano Luigi Pirandello.

O destaque da 52ª Mostra do Teatro Escola Macunaíma (tel.: 3667-0807), evento iniciado na semana passada, em Sao Paulo, é a comédia de costumes Geraçao Trianon, de Ana Maria Nunes. Sob direçao de Zédú Neves, o espetáculo estréia nesta segunda apenas com formandos da escola no elenco - quatro atores, aliás, sao do Grande ABC.

Ainda em relaçao a teatro, vale lembrar que esta é a última semana para conferir Scapino, um texto de Molière encenado pelo grupo Ornitorrinco. Dirigida por Cacá Rosset, a peça tem no elenco, além do próprio Cacá, Eduardo Silva e Maira Leme, entre outros. A comédia está no Teatro Sérgio Cardoso (tel.: 288-0136), em Sao Paulo.

Música - A cantora Vânia Bastos interpreta, na sexta-feira, no Sesc Sao Caetano (tel.:4229-8288), cançoes de Joyce, Marina Lima e Rita Lee, entre outras compositoras. Vânia está lançando seu oitavo disco, Belas e Feras. Também na sexta-feira, o andreense Kléber Albuquerque mostra seu original estilo na Câmara de Cultura Antonino Assumpçao (tel.: 4125-0054), em Sao Bernardo. O show, com entrada franca, faz parte da estratégia de Kléber para a apresentaçao de seu novo CD na regiao, Para a Inveja dos Tristes.

Johnny Boy é o convidado especial do roqueiro Marcelo Nova, vocalista do Camisa de Vênus, terça, no Teatro Popular do Sesi (tel.: 284-2268), em Sao Paulo. Johnny, um excelente guitarrista, e Marcelo tocaram juntos na Envergadura Moral, banda formada pelo segundo no período em que o Camisa de Vênus interrompeu suas atividades.

O Gulbenkian Ballet de Portugal, uma das mais conceituadas companhias de dança contemporânea da Europa, desembarca em Sao Paulo para realizar apenas duas apresentaçoes, na quarta e na quinta-feira (12 e 13), no Theatro Municipal (tel.: 223-3022). A brasileira Iracity Cardoso dirige a companhia desde 1996.

Para quem gosta de cinema, e além das ofertas de maior apelo comercial, o público da regiao pode conferir dois filmes assinados pelo cineasta francês Robert Bresson. Pickpockt, o Batedor de Carteiras e O Processo de Joana D'Arc serao exibidos na quarta-feira, às 15h (o primeiro), e no sábado, às 16h e às 19h, e domingo, às 17h (o segundo).

As sessoes, sempre com entrada franca, têm lugar no Cine-Teatro Carlos Gomes (tel.: 444-6283), em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;