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De olho na classe C, Azul vai aceitar cheque pré-datado
21/03/2010 | 07:08
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A Azul Linhas Aéreas vai receber cheques pré-datados e parcelar suas tarifas em até seis vezes, sem juros, na ofensiva para atrair a classe C para seus aviões que inicia em um prazo de uma a duas semanas. As informações foram divulgadas pelo presidente do conselho de administração da empresa, David Neeleman, na semana passada.

Segundo Neeleman, a aviação está muito dependente dos cartões de crédito, que acabam se tornado entrave ao embarque de algumas camadas sociais nas viagens aéreas. "Metade das pessoas que são da classe C não tem cartão de crédito e a segunda metade tem limites baixos", observou.

A ideia inicial da empresa é oferecer a quem compra passagem com antecedência mínima de 30 dias a opção de pagar um quinto ou um sexto do valor da tarifa para assegurá-la, e mais uma ou duas das seis parcelas antes da viagem. O sistema deve começar com a aceitação de cheques pré-datados e evoluir em pouco tempo para o uso de cobrança eletrônica.

"O cheque não é a maneira preferida, mas começa assim e daqui a dois ou três meses (o cliente) vai poder fazer na internet", comentou Neeleman. "A gente vai aceitar quase todo o mundo", anunciou, explicando que esse é um jeito de fazer as pessoas ‘aprenderem' a voar e tomar gosto pelas viagens. "Nosso preço será menor que o das passagens de ônibus para quem comprar com antecedência".

Neeleman também confirmou que a empresa pode repetir de tempos em tempos promoções como o Passaporte Azul, que permite número ilimitado de viagens, durante dois meses, para todos os destinos que tem ao preço de R$ 899.

A Azul tem 15 aeronaves Embraer 190 e 195, com capacidade para 106 e 118 passageiros, e vai comprar mais seis até o fim do ano, com investimentos estimados em US$ 250 milhões, valor que Neeleman não confirma. A frota atende a 16 cidades brasileiras e pode chegar a 20 até o fim do ano, mas o empresário evita antecipar quais serão os novos destinos.

Em 2009, a Azul transportou 2,2 milhões de pessoas, com taxa de ocupação de 90% de suas aeronaves. A meta para 2010 é ampliar o número de passageiros para 4 milhões. Embora fale em crescimento contínuo.

Neeleman evitou analisar a luta que já estaria em curso pelo terceiro lugar, com a WebJet, entre as maiores empresas da aviação brasileira. Preferiu destacar que o objetivo é ter a maior fatia de mercado nas rotas que cobre.

Afirmou, ainda, que os embarques da Azul cresceram 360%, sem ‘roubar' passageiros de outras companhias, em um ano de operações no aeroporto de Viracopos, graças à oferta da uma alternativa a moradores da cidade de São Paulo e do interior do Estado e à expansão do mercado.




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