Internacional Titulo
Redes terroristas planejam atacar na França
Da AFP
23/11/2005 | 17:40
Compartilhar notícia


A França está sob ameaça de redes terroristas, as quais já "colocaram a mão na obra para construir projetos hostis" no país, advertiu nesta quarta-feira o diretor dos serviços de contra-espionagem, Pierre de Bousquet de Florian, à rádio RTL.

A ameaça terrorista na França é "infelizmente uma verdadeira preocupação porque certo número de organizações nos designou como inimigo e porque nossas próprias investigações nos revelam que redes já constituídas estão com as mãos na obra para construir projetos terroristas hostis ao nosso país", afirmou Florian.

O chefe da Direção de Vigilância do Território (DST, na siga em francês) recordou a detenção nos últimos meses, no sul da França, de um islamita que regressou "da Síria com vontade de cometer um atentado" e também a de Safé Bourada, suposto motivador de uma célula islâmica, em setembro.

"O objetivo confesso" desta célula era "cometer atentados significativos na França", assegurou.

Nicolas Sarkozy — O ministro do Interior francês recomendou ao apresentar seu projeto antiterrorista ao parlamento, nesta quarta-feira, que a França precisa se defender da ameaça de ataques extremistas porque existe uma possibilidade real de atentados.

O texto do ministro prevê um aumento de quatro a seis dias de duração máxima da prisão provisória para suspeitos de terrorismo e um uso mais generalizado das câmeras de vigilância. Também estipula que os cibercafés e outros estabelecimentos de acesso à internet conservem durante um ano os dados de conexão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;