Política Titulo
Negociaçoes para o Brasil serao difíceis, diz embaixador
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 12:59
Compartilhar notícia


O secretário-geral do Ministério das Relaçoes Exteriores do Brasil, embaixador Luis Felipe de Seixas Corrêa, afirmou que os próximos anos serao de negociaçoes difíceis para o Brasil. Segundo ele, o país vai estar participando simultaneamente de uma série de acordos comerciais e qualquer decisao tomada terá reflexos diretos no andamento das negociaçoes paralelas. "Tudo tem que estar articulado, qualquer medida pode influenciar as outras negociaçoes", ressaltou o embaixador, que participou neste sábado de uma seminário para jornalistas no Hotel Othon Palace, em Copacabana, na zona sul.

A necessidade de uma maior articulaçao levou o governo brasileiro a criar uma comissao de empresários e representantes governamentais para defender as propostas brasileiras. Seixas Corrêa admite que para fechar alguns pontos dos acordos o Brasil terá que ceder em alguns setores. Entretanto, ele nao quis informar qual será a estratégia que o País adotará. Entre as negociaçoes em andamento estao o aprofundamento do Mercosul como área de livre comércio, a ampliaçao das relaçoes entre oMercosul e a comunidade andina, o acordo com a Alca e a negociaçao para a formaçao de uma área de livre comércio com a Uniao Européia, que será um dos pontos principais de discussao durante a Cimeira.

Outro ponto principal será nova rodada de negociaçao da Organizaçao Mundial de Comércio, marcada para começar em novembro deste ano. O governo brasileiro espera conseguir avanços na queda de barreiras impostas aos produtos nacionais, principalmente em relaçao aos agrícolas na Europa. Essas barreiras impedem o aumento das exportaçoes brasileiras para os países da Uniao Européia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;