Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica de S.Bernardo em noite de gala
Por Thuane Ianelli
Especial para o Diário
29/07/2008 | 07:05
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


É com concerto de gala que a Orquestra Filarmônica de São Bernardo se apresenta nesta terça-feira, às 21h, na Sala São Paulo, na Capital, sob a batuta do titular Carlos Moreno.

A obra apresentada será Das Lied von der Erde (A Canção da Terra), de Gustav Mahler, inspirada no livro de poemas chineses do século 7, A Flauta Chinesa.

Composto para uma orquestra e dois cantores, sendo um barítono e um tenor, o concerto é dividido em seis movimentos (A Canção de Beber da Tristeza da Terra, O Solitário no Outono, Da Juventude, Da Beleza, O Bêbado na Primavera e A Despedida), nos quais são retratadas as vidas de dois poetas que relembram, principalmente, as dificuldades enfrentadas.

As vozes convidadas para os postos são do Rio de Janeiro: Rodrigo Esteves e Fernando Portari. O primeiro mora na Espanha e o segundo faz carreira na Europa. Eles intercalam, do começo ao fim, as canções que compõem a obra. "Apesar da dor enorme do adeus do sexto e último movimento, eles (os poetas) concluem que tudo vale a pena. E vale eternamente", explica Moreno, que elegeu essa como a canção mais emocionante.

Como dita a cartilha para um concerto de gala, os artistas se apresentam de fraque, as mulheres de longo e se comportam formalmente no palco. "Isso provoca uma atmosfera diferenciada, muito bonita", afirma o maestro.

Na plataforma, todos os naipes marcarão presença, assim como instrumentos de percussão, mas um som, em particular, pode roubar a atenção.

"Como o livro é chinês, Mahler fez uma combinação inspirada em músicas folclóricas e populares chinesas e incluiu o bandolim que é muito incomum na orquestração da obra", destaca o regente.

A Canção da Terra - Concerto com a Orquestra Filarmônica de São Bernardo. Hoje, às 21h. Na Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, s/nº, São Paulo. Grátis. Reservas pelo tel.: 4121-9183.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;