Nacional Titulo
Santos tem meta de controlar dengue em 10 dias
Por Do Diário do Grande ABC
11/04/1999 | 14:04
Compartilhar notícia


A epidemia de dengue em Santos poderá estar controlada dentro de dez dias, se os moradores eliminarem os vasos de planta com água. Pelo menos essa é a expectativa de Nilson Vieira de Melo, secretário executivo nacional do Plano de Erradicaçao do Aedes aegypti.

Durante encontro que manteve com os coordenadores dos programas de combate à doença dos diversos municípios da regiao ficou constatado que 70% dos focos do mosquito estao dentro das casas.

Por isso, o secretário de Saúde de Santos, Edmond Atik, atendendo a orientaçao dada por Vieira, inicia esta segunda-feira (12) ampla campanha junto aos estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino além das universidades, visando a eliminaçao desses criadouros do mosquito.

De acordo com Atik, serao distribuídos nas escolas saquinhos plásticos, com areia grossa, a fim de que os alunos possam levá-los para casa e colocar a terra nos vasos e pratos. "Vamos penetrar na rede de ensino para que possamos conscientizar, o mais rápido possível, toda a comunidade, sobre a necessidade de eliminar os focos de dengue", enfatizou. Só este ano foram registrados 2.342 casos da doença, no município.

De acordo com Vieira, nao há outra saída: "Hoje controlar a dengue em Santos é partir para fazer com que toda a populaçao elimine o vaso de planta de dentro de casa", reafirmou.

Ele esclarece que eliminar o vaso pode ser jogar fora, destruí-lo ou entao colocar areia grossa até a boca, fazendo o mesmo com os pratos ou nos vidros onde sao plantadas jibóias, comigo-ninguém-pode, caroço de jabuticaba, batata doce e outras plantas. "Isso tudo precisa ser feito com urgência", enfatizou.

Ele acredita que a distribuiçao de terra grossa a partir desta segunda-feira nas escolas vai ser de grande eficiência, porque será explicado aos estudantes como proceder em casa e após será cobrada uma redaçao explicando "Como eu e mamae acabamos com a Dengue". Todas as casas serao posteriormente visitadas pelos técnicos da Sucen, prefeitura e PEA.

Vieira descartou a necessidade da contrataçao de agentes de quarteiroes, sugerida pelo prefeito Beto Mansur, e deixou claro que se a sociedade tiver capacidade de mobilizaçao, a alternativa que propoe é eficiente e mais barata. "Um caminhao com 5 metros cúbicos de areia custa R$ 60,00", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;