Setecidades Titulo
Conjunto Três Marias
recebe primeiros moradores
Por Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
19/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A dona de casa Lucicleide Maria de Souza, 29 anos, morou 12 anos no Sítio Bom Jesus, em São Bernardo. Área de proteção ambiental e alvo de ocupação irregular, o local também sofria com enchentes nos períodos de chuva forte.

Foi em um desses períodos, em dezembro de 2006, que perdeu quase toda a mobília para a água. Com a boa vontade de parentes e amigos, ontem ela conseguiu fazer a mudança para um dos apartamentos do Conjunto Três Marias, no bairro Cooperativa. A família teve de esperar quatro anos para receber as chaves da nova moradia.

O conjunto habitacional, ainda inacabado, começou a receber as primeiras 20 famílias. Ao todo, são 52 edifícios. Mas no dia 9 de setembro o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregou os dez prédios que estavam próximos da conclusão das obras.

Nos próximos 20 dias, a Prefeitura estima conseguir fazer a mudança de todas as 224 famílias para a primeira parcela de apartamentos. A justificativa para o atraso foi o capricho dos moradores.

De acordo com a secretária de Habitação, Tássia Regino, algumas famílias preferiram, a próprio custo, deixar os apartamentos com característica própria. Foram alterados azulejos, cor de paredes e modelo de pisos, como disse a gestora.

Os moradores que vão ocupar os imóveis saíram de bairros da região do Sítio Bom Jesus, Divinéia, Pantanal e provenientes do auxílio moradia.

Uma equipe de 20 funcionários da Prefeitura auxilia a transferência dos móveis. Uma empresa foi contratada para disponibilizar oito caminhões para as mudanças. No caso do Sítio Bom Jesus, as residências desocupadas vão ser demolidas à medida que os moradores se acomodam nos apartamentos.

Por isso, a dona de casa Mônica Priscila Faria, 27 anos, já se apressou e retirou da antiga casa portas, janelas e portais. "Quando fui informada que poderia me mudar para o conjunto, dei as peças para minha irmã, que está construindo em outro bairro", justificou.

Ela preferiu mudar a cor dos azulejos do banheiro e fazer mais algumas alterações nos quartos e na sala do novo apartamento. Ao todo, ela estima que gastou mais de R$2,5 mil em compra de materiais de construção. "Enquanto faço a mudança, alguns parentes terminam a pintura", comemorou.

As famílias foram chegando aos poucos na manhã de ontem e recebidas pelo prefeito Luiz Marinho e a secretária de Habitação.

A água encanada chegava às torneiras de todos os apartamentos. Mas a energia elétrica foi ligada pouco antes das 12h.

MORADIA REGULAR
A também dona de casa Dirce Aparecida Alves de Oliveira, 48 anos, aguardava ansiosa o caminhão de mudanças. Viveu quatro anos no Sítio Bom Jesus com o marido e três filhos, um já casado.

Agora ela e o companheiro vão ocupar um apartamento com dois quartos no Três Marias. "Meus filhos tiveram de procurar outro lugar para viver. Agora posso ficar tranquila pois estou em uma residência regular", comemorou.

Foram gastos R$ 72 milhões do PAC(Programa de Aceleração do Crescimento)nas no Conjunto Três Marias. Os demais apartamentos devem ser entregues em outubro de 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;