Nacional Titulo
Dois chefes do tráfico sao mortos pela polícia
Por Do Diário do Grande ABC
22/10/1999 | 19:02
Compartilhar notícia


Dois chefes do tráfico do Morro do Chapadao em Guadalupe, na zona norte do Rio, foram mortos nesta sexta-feira de manha em um confronto com policiais militares, dentro do conjunto residencial Village Pavuna, também na zona norte. Segundo a polícia, Vagner da Ressurreiçao Torres, o Siri, e um homem conhecido como Nando teriam participado da invasao do morro Gogó da Ema, em Costa Barros, na madrugada de segunda-feira, causando a morte de seis pessoas - cinco supostos traficantes do morro e o cabo da PM Marco Antônio Balduíno de Oliveira, que foi decapitado. Com medo de novos ataques, grande parte dos moradores do morro deixou suas casas. Outros deixam a favela no fim da tarde, pois os bandidos costumam agir à noite.

Policiais do 14º Batalhao de Polícia Militar (Bangu) estao ocupando o Gogó da Ema desde o início da guerra entre as duas quadrilhas rivais, para dar segurança à populaçao da área. Mas os moradores temem o que poderá acontecer quando os PMs deixarem a favela. "Enquanto 'os homens' estao aqui, ficamos tranqüilos; o problema vai ser quando ficarmos à mercê dos bandidos do Chapadao", disse um morador. "Nao adianta ficar uma viatura só tem que ser várias, senao 'o movimento' passa por cima."

O comércio na favela funcionou nesta sexta-feira. As cinco escolas da regiao estavam com as aulas suspensas, voltaram a funcionar quinta-feira (21) mas com reduzida presença de alunos. Os barracos da parte mais alta da favela, onde ficam os esconderijos dos chefes do tráfico - que, segundo a PM, deixaram o morro na segunda-feira - foram os primeiros a serem abandonados. "Aqui embaixo ainda tem gente, mas o pessoal de cima foi logo embora, já que lá é muito mais perigoso", contou um morador.

Luto - O luto imposto à populaçao do Chapadao pelos chefes do tráfico - que vinha ocorrendo desde o último domingo, quando a polícia matou um traficante conhecido como Bad Boy - foi intensificado nesta sexta-feira com a notícia de que Siri e Nando também haviam morrido. Uma moradora do Village Pavuna contou que os comerciantes da regiao estao sendo impedidos de abrir as portas por homens fortemente armados. "Na quarta-feira eu estava fazendo compras quando um menino, de no máximo 15 anos, entrou correndo, com uma pistola na mao, e ordenou ao gerente que 'eles' tinham mandado fechar tudo", disse.

Na quinta-feira, policiais da Delegacia de Repressao a Entorpecentes (DRE) prenderam Rogério Pereira da Silva, de 24 anos, e Jair Ramos da Silva, de 25 anos, acusados do assassinato do cabo decapitado. Eles estavam em um sítio em Sao Francisco do Itabapoana, no norte do estado, onde também estaria Siri, que teria conseguido fugir. De acordo com a polícia, os dois teriam confessado o crime, e dito que o PM foi morto "porque apareceu no lugar errado na hora errada", já que o cabo chegava em sua casa, no Gogó da Ema, quando o grupo do Chapadao descia o morro, depois de matar os cinco homens. Os suspeitos teriam ainda listado os nomes de outros cinco traficantes que participaram da chacina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;