Economia Titulo
CPI no Reino Unido acelera antes de plebiscito sobre Brexit
19/07/2016 | 06:09
Compartilhar notícia


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu mais que o esperado na comparação anual de junho, segundo dados publicados hoje pelo Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

Em relação a junho de 2015, o CPI britânico avançou 0,5% no mês passado, após subir em ritmo anual mais fraco em maio, de 0,3%. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal estimavam ganho anual um pouco menor em junho, de 0,4%.

Os últimos dados do ONS foram coletados antes de o Reino Unido votar por sua saída da União Europeia, em plebiscito realizado dia 23 de junho. Economistas preveem que a decisão pelo chamado "Brexit" ajudará a alimentar a inflação nos próximos meses, à medida que a libra enfraquecida impulsionar os preços das importações.

Na comparação com maio, o CPI do Reino Unido teve aumento de 0,2% em junho, como previa o mercado.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, registrou leve alta de 0,1% em junho ante maio e avançou 1,4% no confronto anual. A previsão era de acréscimo anual menor do núcleo, de 1,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;