Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 29 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Embraer é exemplo de sucesso nas privatizaçoes


Do Diário do Grande ABC

09/10/1999 | 14:23


Prestes a fechar uma aliança estratégica que lhe garantirá acesso à tecnologia de ponta na área militar, a Embraer é um exemplo de sucesso empresarial pós-abertura da economia brasileira.

Privatizada em dezembro de 1994, a empresa passou por uma profunda reestruturaçao e experimenta um crescimento expressivo.

Fundada há 30 anos, a Embraer chegou a ter 13 mil funcionários em 1989.

Ao ser arrematada pelo Banco Bozano Simonsen, estava sucateada pela falta de investimentos porém possuía um diferencial determinante: capacidade tecnológica.

Mas, é preciso crescer mais, e melhorar a posiçao da empresa no mercado militar, que hoje representa apenas 10% de seus negócios, basicamente com a Força Aérea Brasileira.

``Uma associaçao com uma empresa com tecnologia na área de defesa seria estratégica'', revela Satoshi Yokoda, vice-presidente Industrial da Embraer.

A empresa tem boa presença na Europa e nos Estados Unidos, mas precisa entrar na Asia e em outras regioes.

O melhor seria uma associaçao com a francesa Dassault, fabricante do Mirage.

As negociaçoes estao em curso e engenheiros franceses têm visitado a sede, em Sao José dos Campos, ampliando as especulaçoes.

O Bozano Simonsen quer manter o controle acionário e a futura aliada será minoritário.

O desempenho no ano passado foi o melhor de sua história. A receita cresceu 90% em relaçao a 1997 e 303% comparado a 1996, fechando o ano em R$ 1,58 bilhao.

O lucro líquido foi recorde R$ 132 milhoes. A quarta maior companhia de aviaçao civil do mundo, perde apenas para as gigantes Boeing, Airbus e Bombardier.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;