Cena Política Titulo
Desfilar com vira-lata ninguém quer?
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
17/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador de Mauá Wagner Rubinelli (PT) articulou junto ao governo Donisete Braga (PT) a transferência das ações do CCZ, que na cidade é chamado de DCZ (Departamento de Controle de Zoonoses), da Secretaria de Saúde para a Pasta de Meio Ambiente, que é dirigida por sua mulher, Cássia Rubinelli. De tanto chorar, o parlamentar conseguiu a mudança, ainda que informalmente. Explicamos. As atividades, como feira de doação, campanha de castração, recolhimento das ruas e outros cuidados com os animais, estão sendo tocadas pela família Rubinelli, apesar de os serviços não terem sido desvinculados oficialmente da Saúde. Com isso, o vereador e seus parentes têm capitalizado politicamente com essas iniciativas, que rendem muitos votos. O problema é que os recursos para gerenciar e manter continuam saindo do orçamento da Saúde. E quando ocorrem problemas, Rubinelli faz questão de dizer que não é da responsabilidade da Pasta de Meio Ambiente. Ou seja, quer o bônus, mas não o ônus. Para usar uma comparação relacionada ao tema, é como se o parlamenar e seu clã quisessem apenas desfilar com os cachorrinhos de raça, aqueles mais bonitinhos esteticamente, que todo mundo gosta por aí, mas na hora de passear com aquele vira-lata esfarrapado, eles passam a vez. Já tem gente na administração se movimentando para acabar com isso.

Lembranças
Ex-vereador e ex-secretário de Educação, o presidente do PTB de São Bernardo, Admir Ferro, era favoritíssimo à vice da chapa encabeçada pelo deputado federal Alex Manente (PPS), que concorrerá ao Paço. Mas outros nomes chegaram com força na disputa, como o do ex-parlamentar Antônio Cabrera (PSB) e do advogado Luís Ricardo Davanzo (PRB). Aliados do petebista, porém, fazem questão de lembrar que Admir estava com o popular-socialista na eleição municipal de 2012. Além disso, foi convidado para ingressar no PTB, após deixar o PSDB, em conversa que envolveu o deputado estadual Campos Machado, presidente paulista do partido.

Dia do torcedor
No dia 30 de junho, a Câmara vai comemorar o Dia do Torcedor do Esporte Clube Santo André. O projeto que cria a homenagem foi aprovado em abril. É de autoria do vereador Alemão Duarte (PT). A data é em alusão à conquista da Copa do Brasil pelo Ramalhão, em 2004, sobre o Flamengo, no Maracanã. O título é considerado o mais importante da história do clube.

Painel e compras
Ainda repercute a desavença entre o vereador Bahia (DEM) e o presidente da Câmara de Santo André. Na tribuna, o democrata reclamou que seu nome não apareceu no recém-instalado painel eletrônico numa das sessões. Também fez críticas às compras realizadas pelo comando da Casa, apontando alto custo dos computadores e das cadeiras. A direção do Legislativo, por nota, afirmou que o sistema eletrônico de votação no painel está funcionando normalmente, “mas é necessário o correto cadastramento e imposição das impressões digitais do vereador para a identificação e registro de presença”. Além do registro biométrico, o parlamentar registra uma senha numérica, “o que garante total segurança no processo de votação”. Sobre as compras de computadores e cadeiras, a Câmara frisou que “esses bens foram adquiridos pelo menor preço e as licitações, efetuadas com rigorosa observância da lei, e total probidade e transparência pelos servidores desta Casa, sendo que os processos são públicos e podem ser verificados mediante solicitação formal, cabendo ao autor da denúncia o ônus da prova podendo, inclusive, socorrer-se do Poder Judiciário para acudir aos requerimentos”.

Fonte
Aliados responsáveis por deixar o senador José Anibal (PSDB, substituto de José Serra, que assumiu o Ministério das Relações Exteriores) a par das movimentações tucanas no Grande ABC usam José Acemel, o Espanhol, de Santo André, como uma das principais fontes de informação. Ocorre que ele, que ainda tem bom trânsito na direção estadual do partido, deixou a legenda e hoje é presidente municipal do PSDC. Espanhol apoia há muito tempo, mesmo quando ainda era tucano, o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), que tentará voltar ao Executivo. E faz fortes críticas ao candidato do PSDB ao Paço, Paulinho Serra. Será que Aníbal sabe desse panorama regional?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;