Política Titulo Mauá
Para salvar espólio, Rubinelli desiste de reeleição e indica filho

Diante de análise pessimista de redução da bancada do PT na Câmara de Mauá, petista abre mão de disputar pleito; Fernando Rubinelli sai pelo PDT

Raphael Rocha
Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Para salvar espólio eleitoral da família, o vereador de Mauá Wagner Rubinelli (PT) abriu mão de disputar a reeleição em outubro e resolveu indicar o filho, Fernando Rubinelli (PDT), à disputa pela vereança. A decisão foi sacramentada recentemente e comunicada ontem à cúpula do petismo e ao prefeito Donisete Braga (PT).

Na análise do parlamentar, o PT reduzirá drasticamente sua bancada no Legislativo perante a coligação proporcional desenhada pelo governo entre PT, PRB e PTB. A aliança contará com um vereador republicano disputando a reeleição (Gil Miranda), mais dois parlamentares petebistas brigando pela manutenção do mandato (Eugênio Rufino e Ricardinho da Enfermagem). O vereador Alberto Betão Pereira Justino, recém-filiado ao PTB, é o provável indicado ao cargo de vice na chapa de Donisete.

Aos mais próximos, Rubinelli fez avaliação pessimista do desempenho do PT na corrida por vaga no Legislativo em outubro. Para o parlamentar, é certo que o partido elegerá dois: o ex-vice-prefeito e ex-vereador Paulo Eugenio Pereira Junior e o atual presidente da Câmara, Marcelo Oliveira.

Na melhor das hipóteses, o partido poderá garantir mais um mandato ao hoje líder do governo Donisete na Câmara, José Luiz Cassimiro, que tem como principal cabo eleitoral o ex-prefeito Oswaldo Dias (PT). Marcelo e Cassimiro foram, na sequência, os mais votados do PT na eleição de 2012 e a figura de Paulo Eugenio é mais recente na memória do eleitorado, já que foi candidato a deputado estadual – recebeu 51.437 votos.

Diante da possibilidade de perder mais uma eleição, Rubinelli arquitetou carreira política para o filho Fernando, 26 anos, que está filiado ao PDT. O parlamentar vê maiores chances de o primogênito se eleger pela legenda pedetista, que só terá o vereador Cincinato Freire disputando a reeleição. O partido fechou apoio à reeleição de Donisete, sendo agraciado com o comando da Secretaria de Trabalho e Renda.

A avaliação feita por Rubinelli é compartilhada por alguns petistas de Mauá, que também não têm perspectivas positivas sobre o desempenho do partido no pleito. Após 13 anos no poder, o partido assiste à sua maior crise institucional, diante de desdobramentos da Operação Lava Jato e o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). A legenda já admite que perderá pelo menos 30% das atuais 28 cadeiras conquistadas em 2012 no Grande ABC.

HISTÓRICO
Vereador em quarto mandato, Rubinelli vinha amargando ostracismo no PT. Internamente, cogitava deixar novamente o partido. Em 2003, assumiu mandato de deputado federal pelo PT com ascensão de correligionários ao primeiro governo Lula. Deixou o petismo em 2005 no auge do Mensalão e, no ano seguinte, tentou renovar o mandato pelo PPS e perdeu a eleição. Dois anos depois, ainda pela sigla popular-socialista se candidatou a vereador, mas foi novamente derrotado. Este era seu primeiro mandato depois que retornou ao partido, em 2010.

Em 2004, quando era deputado, Rubinelli indicou a mulher, Cássia Rubinelli, para buscar cadeira de vereador. Ela se elegeu, com 3.891 votos. Hoje Cássia está como secretária de Meio Ambiente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;