Economia Titulo
Fiesp diz que empresários nao repassam aumentos
Por Do Diário do Grande ABC
22/10/1999 | 14:22
Compartilhar notícia


Apesar das pressoes que as indústrias estao sofrendo por causa do aumento de preços de matérias-primas os empresários nao estao repassando estes ajustes nos preços de seus produtos, afirmou a diretora do Departamento de Pesquisa e Economia da Federaçao das Indústrias do Estado (Fiesp), Clarice Seibel, ao explicar que 76% dos empresários estao em dificuldades pois nao conseguem recuperar a margem do lucro.

Seibel anunciou que uma pesquisa realizada pela Fiesp e pelo Instituto Vox Populi, entre agosto e setembro, com mais de mil empresas, mostrou que 17% dos empresários estao conseguindo manter a margem de lucro; 6% estao conseguindo recuperar a margem de lucro, com aumento de competitividade e reduçao de custos internos.

A mesma pesquisa mostrou que no horizonte de 90 dias, tendo como base setembro, 55% das empresas esperam um aumento no custo de produçao; 39% esperam aumento de vendas; 40% esperam aumento nos pedidos em carteira; apenas 10% esperam aumento no estoque de matérias-primas.

A expectativa das empresas para os próximos 90 dias, tendo como base setembro último, é de que 54% têm a necessidade de aumentar o capital de giro de suas companhias; 66% esperam que o grau de endividamento de suas empresas permaneçam estável; e 59% esperam que a inadimplência de clientes também se estabilize. 56% das companhias ainda nao perceberam se houve melhora no crédito bancário, por taxas menores ou por maior oferta de crédito; 35% já percebeu; e 9% nao sabe ou nao respondeu.

Outra questao levantada pela pesquisa mostrou que apenas 36% das empresas estao realizando investimentos na expansao e modernizaçao das atividades; 10% diminuiram investimentos; e 54% só estao observando o mercado, segurando investimentos.

Um porcentual de 19% dos empresários admitiram que vao contratrar mais empregados; 22% pensam em diminuir o quadro de funcionários; e 59% pretendem ficar como estao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;