Internacional Titulo
Especialista tailandês diz que era impossível prever ‘tsunami’
Por Da AFP
06/01/2005 | 07:52
Compartilhar notícia


Um especialista do Departamento de Meteorologia da Tailândia respondeu as críticas ao organismo, afirmando que era impossível prever o ‘tsunami’ de 26 de dezembro. As ondas gigantescas que deixaram quase 5,3 mil mortos na Tailândia foram provocadas por um forte terremoto nas proximidades da ilha de Sumatra, na Indonésia, registrado uma hora e vinte minutos antes.

Burin Vejbanterg, o único especialista do Departamento presente no momento da catástrofe, afirmou que com o nível atual de equipamentos e de conhecimentos teria sido impossível prever o maremoto, informa o jornal Nation. "Nosso departamento não pode prever as ‘tsunamis’. Só podemos determinar a magnitude dos terremotos e seu epicentro", disse.

"A idéia de uma tsunami nem sequer passou pela minha cabeça naquele momento porque nunca havia acontecido no Oceano Índico", afirmou, acrescentando que o Centro de Alerta de Maremotos (localizado no Havaí – Estados Unidos) havia dado um risco de nível zero a Tailândia.

No entanto, o Nation afirma que uma hora antes do maremoto, o Centro havia advertido a Tailândia que uma ‘tsunami’ poderia acontecer perto do epicentro do terremoto, a 500 km da ilha turística de Phuket.

Vejbanterg acrescentou que o telefone não parou de tocar na manhã de 26 de dezembro, com informantes noticiando tremores, e que ele tentou obter uma autorização para fazer um anúncio público, mas que acabou sendo tarde demais.

O governo anunciou na semana passada a abertura de um inquérito para apurar a falta de um alerta à população.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;