Setecidades Titulo
Vila Santa Cecília terá de ser desapropriada para obras em Mauá
Por Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
10/12/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Começa na segunda quinzena de fevereiro de 2009 as desapropriações dos moradores da Vila Santa Cecília, em Mauá, por onde passará parte das obras do complexo viário Jacu-Pêssego. Sete quarteirões do bairro desaparecerão para dar lugar à nova via expressa.

Na última semana, as famílias foram surpreendidas pela notícia de que terão de abandonar suas casas. Uma falha no mapeamento das desapropriações considerou a região por onde passará a obra somente como Jardim Oratório.

Ontem, funcionários da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) se reuniram com os moradores para explicar o processo.

Das 1.893 desapropriações que ocorrerão em Mauá provocadas pela intervenção viária, 370 serão na Vila Santa Cecília e o restante no Jardim Oratório, bairro vizinho.

Por enquanto, técnicos da Dersa estão visitando as famílias para aplicar um questionário socioeconômico e levar as primeiras informações sobre a desapropriação daqueles que serão atingidos pela obra.

Empresários afetados pela extensão da avenida deverão receber o chamado lucro cessante que diz respeito aos dias perdidos de produção até que ele estabeleça novo local de trabalho. Se for dono da construção onde trabalha, também receberá o valor do imóvel.

Os proprietários de casas terão proposta de venda do local pelo preço de mercado e quem mora de aluguel deverá ficar isento de multas referentes à rescisão de contrato.

"Não somos contra o progresso da nossa cidade, mas precisamos de informação sobre como as coisas estão acontecendo", defendeu um dos moradores do bairro, Geraldo Vieira, morador da Vila Santa Cecília e que deverá perder a casa.

A obra está prevista para começar em março, um mês antes da remoção das famílias ser iniciada. "Não haverá problemas e vai dar tempo de todos saírem tranqüilamente, pois a obra começará pela parte desabitada dos bairros", garantiu o gerente de relações institucionais da Dersa, Ermes da Silva.

OBRA
A porção do complexo Jacu-Pêssego em questão ligará a Avenida Papa João 23, no Parque São Vicente, em Mauá, à Avenida Ragheb Chohfi, na Zona Leste da Capital.

A interligação permitirá o acesso direto do motorista de Mauá à Avenida Ayrton Senna, na Capital, e também funcionará como acesso ao Trecho Sul do Rodoanel.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;