Política Titulo São Bernardo
Odete demite funcionária por protestar contra o PT

Terceirizada da Saúde do governo Luiz Marinho é
desligada após gesto em repúdio a gestão de Dilma

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
31/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Titular da Saúde no governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), Odete Gialdi (PT) demitiu funcionária com oito anos de serviços prestados por se manifestar contra a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assistente técnica na Pasta, contratada pela FUABC (Fundação do ABC), Elaine Gomes da Silva, 26 anos, foi desligada da administração no dia 18, um dia depois de publicar foto no Facebook, ao lado de outros funcionários do setor (seis no total e também demitidos), durante o expediente e dentro do local de trabalho, com roupa preta, em forma de protesto.

Postura foi adotada por pessoas que estão contra as medidas de Dilma, que naquela semana nomeou Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Posse foi impugnada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A oficialização da demissão foi feita pela própria Odete, em conversa com a funcionária. O teor do diálogo foi gravado por Elaine. (Clique aqui para conferir o áudio).

No áudio, Odete se diz surpresa com o ato cometido pela funcionária. Diz não se importar que a conversa seja gravada e condenou a postura da terceirizada, que, segundo ela, protestava apenas contra o PT e o governo Dilma. Elaine rebateu as falas da titular da Saúde, indagando decisão. “E a gente está sendo punida por isso?”. Odete contestou: “Não acho que está sendo punida por isso. Eu acho que todo o servidor público...que não entrou por concurso, que é remunerado com recurso público, e nós, como tal, não podemos utilizar o espaço público para nos manifestar. Eu não vim de vermelho. Eu não uso a estrela do PT.”

A demissão de Elaine ocorreu justamente no dia em que foi organizado maior evento petista em apoio a Lula, realizado na Avenida Paulista, na Capital, que reuniu 95 mil pessoas.

O episódio foi trazido à tona ontem durante sessão da Câmara. A ex-funcionária pediu uso da tribuna e em discurso solicitou ajuda dos parlamentares, que também tiveram acesso ao áudio. “O que consegui foi pedir que a secretária não demitisse todos da foto. Que eu era responsável pelo setor. Diante disso, quatro foram apenas advertidos e apenas outra funcionária desligada”, disse Elaine. A funcionária, terceirizada Patrícia Cardoso também foi demitida.

Elaine revelou que buscou ajuda ao SindSaúde ABC (sindicato da categoria), mas não obteve retorno.

A entidade informou “não ter conhecimento do assunto, mas que vai verificar a situação”. Garantiu que se constatar irregularidade “tomará providências”.

A Fundação do ABC destacou, por nota, que promove gestão compartilhada com o governo petista. “A Secretaria de Saúde reconhece e respeita o direito de expressão de todos os seus trabalhadores. Contudo, o desligamento de Elaine Gomes da Silva se deu por ter organizado um protesto dentro do local de trabalho e no horário de expediente. Todo trabalhador que atua em serviço público tem a responsabilidade de manter postura adequada e de neutralidade em respeito à população atendida.”

“O pior desta demissão é um áudio comprovando tudo isso”, alegou Julinho Fuzari (PPS), um dos líderes da oposição. O presidente da Casa, José Luís Ferrarezi (PT), confirmou que o caso será encaminhado à comissão de Saúde do Legislativo. O governo Marinho não se manifestou sobre o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;